Diálogos inter-religiosos
Objetivo: Promover o entendimento mútuo congregando pessoas de diferentes religiões em um diálogo sobre como ajudar a transformar o mundo.
Resultado: Os participantes contribuem para gerar um maior entendimento entre pessoas de diferentes religiões e exploram a possibilidade de transformar o mundo por meio uma atitude de reconciliação.
Material: Material promocional, pedaços de papel e canetas.
Atividade
O propósito dos diálogos inter-religiosos é fortalecer o entendimento mútuo e gerar vias para a cooperação entre pessoas de diferentes religiões. Os diálogos inter-religiosos giram em torno de determinados temas, como a falta de respeito, o preconceito, as relações entre as religiões, a reconciliação e o perdão, o modo como cada religião entende e trabalha pela paz, a proteção dos direitos da criança, etc.
Os participantes de suas atividades inter-religiosas podem ajudá-lo a organizar diferentes diálogos inter-religiosos.
Como organizar um diálogo inter-religioso:
> Selecione um tema de interesse.
> Divulgue os diálogos inter-religiosos em diversos ambientes, como escolas, lugares religiosos ou grupos de jovens, em função do grau de formalidade ou informalidade que o evento deverá ter.
> É importante contar com a presença de representantes de diferentes religiões.
> Prepare perguntas amplas e abertas que ajudem a levar a discussão a um desenlace positivo.
> Designe um moderador para a discussão, que deverá introduzir o tema, fornecendo algumas informações sobre ele, e fazer perguntas-chave. Talvez o moderador deva também apresentar os debatedores.
> Peça que os participantes se sentem em um círculo, de modo que todos se considerem iguais e possam ouvir e ver os outros.
> Conclua o diálogo inter-religioso formulando a seguinte pergunta: “O que podemos fazer juntos agora?”
Finalize a reunião com uma oração pela paz e o entendimento mútuo. Você pode pedir aos participantes que escrevam sua oração e a leiam em voz alta, se preferirem.
Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem