Minha árvore da vida
Objetivo: Estimular os participantes a refletirem sobre sua vida e sua identidade e reconhecerem o caráter único da identidade dos outros.
Resultados: Os participantes tornam-se mais conscientes de si mesmos e de sua própria identidade. Compartilhar as árvores da vida lhes permite conhecer melhor a vida e a identidade de outras pessoas, independentemente de quão semelhantes ou diferentes possam ter lhes parecido originalmente.
Material: Folhas de papel em branco para desenhar, canetas ou canetinhas coloridas.
Atividade
Entregue a cada participante uma folha de papel em branco e algumas canetinhas coloridas e peça a todos que desenhem uma árvore que os represente. Quando terminarem, peça-lhes que pensem nas informações sobre si mesmos que gostariam de escrever em volta da árvore. Faça uma lista das sugestões dos participantes no quadro ou em cartolina para que possam visualizar as informações. Estas são algumas das ideias que eles poderão sugerir:
> Onde moro.
> Lugares onde morei anteriormente.
> Membros de minha família.
> Amigos.
> Escola, inclusive nome e nível escolar.
> O que faço bem.
> O que gosto de fazer.
> O que me faz feliz.
> O que me deixa triste.
> No que acredito.
> Quando crescer eu gostaria de ser...
Antes que os participantes comecem a escrever, fale sobre a árvore. Qual é o propósito de suas raízes? Onde está crescendo? Que informações deveriam colocar nas raízes, nas extremidades dos galhos e na parte superior da árvore? Talvez alguns participantes precisem de ajuda para pensar sobre si mesmos e sobre seu futuro.
Esta atividade requer tempo para a introspecção e para a troca informal com os outros. Quando todos os participantes terminarem de acrescentar informações às suas árvores, solicite voluntários que queiram falar de sua árvore da vida para o resto do grupo. Depois de algumas apresentações, sugira aos participantes que se movam pelo grupo e tentem encontrar:
> Pelo menos uma pessoa que tenha crescido no mesmo lugar e outra que venha de um lugar diferente.
> Alguém que se entristece com a mesma coisa e alguém que se entristece com algo completamente diferente.
> Alguém que faça bem as mesmas coisas e alguém que faça bem algo diferente.
Estas são só sugestões; qualquer ideia nova que você tiver também será válida.
Termine a sessão com uma discussão sobre as semelhanças e diferenças e como fazem parte de nossa identidade. A que conclusões chegam os participantes? Reflita sobre a singularidade de cada um e sobre o respeito às diferenças mútuas.
Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem.