background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

65

Minha árvore da vida

Objetivo:

 Estimular os participantes a refletirem sobre sua vida e sua identidade e reconhecerem o 

caráter único da identidade dos outros.

Resultados:

 Os participantes tornam-se mais conscientes de si mesmos e de sua própria identidade. 

Compartilhar as árvores da vida lhes permite conhecer melhor a vida e a identidade de outras pessoas, 
independentemente de quão semelhantes ou diferentes possam ter lhes parecido originalmente.

Material:

 Folhas de papel em branco para desenhar, canetas ou canetinhas coloridas.

Atividade

Entregue a cada participante uma folha de papel em branco e algumas canetinhas coloridas e peça a 
todos que desenhem uma árvore que os represente. Quando terminarem, peça-lhes que pensem nas 
informações  sobre  si  mesmos  que  gostariam de escrever em volta da árvore. Faça uma lista das 
sugestões dos participantes no quadro ou em cartolina para que possam visualizar as informações. 
Estas são algumas das ideias que eles poderão sugerir:

>  Onde moro.
>  Lugares onde morei anteriormente.
>  Membros de minha família.
>  Amigos.
>  Escola, inclusive nome e nível escolar.
>  O que faço bem.
>  O que gosto de fazer.
>  O que me faz feliz.
>  O que me deixa triste.
>  No que acredito.
>  Quando crescer eu gostaria de ser... 

Onde estou 

crescendo

Esta é minha  

família

Estas são minhas crenças

É nisso que sou bom

Isto é o que  

me deixa triste

Isto é o que me faz feliz

Isto é o que me diverte

Lugares onde morei antes

background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

66

Antes que os participantes comecem a escrever, fale sobre a árvore. Qual é o propósito de suas raízes? 
Onde está crescendo? Que informações deveriam colocar nas raízes, nas extremidades dos galhos e 
na  parte  superior  da  árvore?  Talvez  alguns  participantes  precisem  de  ajuda  para  pensar  sobre  si 
mesmos e sobre seu futuro.

Esta  atividade  requer  tempo  para  a  introspecção  e  para  a  troca  informal  com  os  outros.  Quando 
todos  os  participantes  terminarem  de  acrescentar  informações  às  suas  árvores,  solicite  voluntários 
que queiram falar de sua árvore da vida para o resto do grupo. Depois de algumas apresentações, 
sugira aos participantes que se movam pelo grupo e tentem encontrar:

>  Pelo menos uma pessoa que tenha crescido no mesmo lugar e outra que venha de um lugar 

diferente.

>  Alguém que se entristece com a mesma coisa e alguém que se entristece com algo completamente 

diferente.

>  Alguém que faça bem as mesmas coisas e alguém que faça bem algo diferente.

Estas são só sugestões; qualquer ideia nova que você tiver também será válida.

Termine a sessão com uma discussão sobre as semelhanças e diferenças e como fazem parte de nossa 
identidade. A que conclusões chegam os participantes? Reflita sobre a singularidade de cada um e 
sobre o respeito às diferenças mútuas.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem

Minhas anotações

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................