Líderes sociais e religiosos
Objetivo: Aprender sobre os líderes sociais e religiosos que trouxeram paz ao mundo e sobre práticas espirituais que podem trazer paz à vida dos participantes e de outras pessoas.
Resultado: Os participantes exploram o comportamento e as atitudes de pessoas que são consideradas modelos de conduta e refletem sobre como desenvolver uma atitude de reconciliação em relação aos outros.
Material: Filmes (inclusive documentários televisivos, vídeos e longa-metragens) sobre a vida de um ou mais dos seguintes personagens exemplares: Aung San Suu Kyi, Dalai Lama, Mohandas Gandhi, Martin Luther King, Jr., Papa João Paulo II, Imán W. Deen Mohammed, Madre Teresa, Nelson Mandela, Cat Stevens (Yusulf Islam), Rabino Abraham Joshua Heschel, Moses Maimonides, Thich Nhat Hanh, Shirin Ebadi, Swami Vivekananda, ou qualquer outra pessoa que, em sua opinião, tenha deixado sua marca no mundo e trabalhado pela paz e pelo bem da humanidade.
Atividade
Prepare uma apresentação ou projete um filme que trate de um ou mais líderes sociais ou religiosos que tenham contribuído para a paz no mundo. Depois do filme (ver a seção Recursos/Filmes na página 149) ou apresentação, peça aos participantes que falem sobre o protagonista:
> Quais características faziam dele um ser tão extraordinário?
> Quais crenças motivavam seu trabalho?
> O que fez essa pessoa e como agiu para mudar uma situação injusta?
> Como essa pessoa praticou o perdão e o que fez para reconciliar a sociedade?
Talvez seja necessário discutir com os participantes o que significa para eles a reconciliação, como uma pessoa pode se reconciliar com os outros e por que isso é importante.
Para tornar a discussão mais pessoal, você pode perguntar aos participantes como lidam com o perdão e a reconciliação. Formule perguntas específicas, como:
> O que nos impede de perdoar os outros?
> O que nos “custa” sermos mais conciliadores, ou seja, agir de maneira pacífica?
> Como os ensinamentos dessas pessoas exemplares poderiam ser aplicados às nossas vidas?
> De que modo a reconciliação pode ser uma ferramenta para transformar o mundo?
Finalize a atividade pedindo a cada participante que anote as atitudes e condutas que gostaria de desenvolver para atingir a paz interior.
Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem