Ambientes informais

A função do lar e da família na promoção do respeito e da compreensão entre diferentes grupos é fundamental. Uma forma de estimular crianças e jovens para que busquem e tentem estabelecer uma melhor maneira de “viver juntos” é atribuir um valor explícito à diversidade religiosa e cultural. As famílias são um ambiente que pode incentivar a valorização das diferenças e o desenvolvimento da identidade própria. Nesse sentido, pais e mães são importantes aliados potenciais para empoderar as crianças e os jovens.

Folheto para os participantes

Prepare um pequeno folheto para os participantes informando o conteúdo do programa, o que se espera deles, o que experimentarão e como devem se preparar para a jornada de aprendizagem. A distribuição do folheto aos participantes com alguma antecedência facilitará sua preparação, estimulará sua curiosidade e permitirá que articulem suas expectativas.
O que o folheto deve incluir?
1. Mensagem introdutória: Dê as boas-vindas aos participantes do programa e informe a duração, quem são os organizadores, o número de participantes, sua procedência e sua afiliação religiosa. Sublinhe a importância que tem a participação de cada um deles para o sucesso do programa.
2. Objetivos: Descreva o que se espera conseguir ao final do programa. Use objetivos SMART (específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e oportunos).
3. Programação: Forneça informações específicas sobre a duração de cada sessão. Lembre-se de incluir intervalos para descanso, refeições, lazer e passeios.
4. Explicação das sessões: Explique o objetivo das sessões e como o participante pode se preparar para elas, incluindo também outras informações logísticas necessárias para cada sessão.
5. Caderno de Aprendizagem: Explique aos participantes que, como parte dessa jornada de aprendizagem, deverão manter um registro – um Caderno de Aprendizagem – sobre suas experiências durante o percurso.
6. Informações práticas: Se é um acampamento de verão ou uma oficina, lembre-se de informar os participantes sobre o local, o clima, os tipos de roupas que deverão trazer e as instalações disponíveis - por exemplo, telefone público, áreas verdes, acesso à Internet. No caso de um programa escolar, lembre-se de fornecer informações sobre possíveis visitas de campo e os tipos de atividades ao ar livre que serão realizadas, caso estejam incluídas.
É importante que o folheto seja atraente para os participantes e as informações sejam apresentadas de maneira clara e concisa.