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Aprender a Viver Juntos

Seção 1

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Ambientes informais

A função do lar e da família na promoção do respeito e da compreensão entre diferentes grupos é 
fundamental. Uma forma de estimular crianças e jovens para que busquem e tentem estabelecer uma 
melhor maneira de “viver juntos” é atribuir um valor explícito à diversidade religiosa e cultural. As 
famílias são um ambiente que pode incentivar a valorização das diferenças e o desenvolvimento da 
identidade própria. Nesse sentido, pais e mães são importantes aliados potenciais para empoderar as 
crianças e os jovens.

Folheto para os participantes

Prepare  um  pequeno  folheto  para  os  participantes  informando o conteúdo do programa, o que se 
espera deles, o que experimentarão e como devem se preparar para a jornada de aprendizagem.

A  distribuição  do  folheto  aos  participantes  com  alguma  antecedência  facilitará  sua  preparação, 
estimulará sua curiosidade e permitirá que articulem suas expectativas.

O que o folheto deve incluir?

1.  Mensagem introdutória: Dê as boas-vindas aos participantes do programa e informe a duração, 

quem são os organizadores, o número de participantes, sua procedência e sua afiliação religiosa. 
Sublinhe a importância que tem a participação de cada um deles para o sucesso do programa.

2.  Objetivos: Descreva o que se espera conseguir ao final do programa. Use objetivos SMART 

(específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e oportunos).

3.  Programação: Forneça informações específicas sobre a duração de cada sessão. Lembre-se de 

incluir intervalos para descanso, refeições, lazer e passeios.

4.  Explicação das sessões: Explique o objetivo das sessões e como o participante pode se preparar 

para elas, incluindo também outras informações logísticas necessárias para cada sessão.

5.  Caderno de Aprendizagem: Explique aos participantes que, como parte dessa jornada de 

aprendizagem, deverão manter um registro – um Caderno de Aprendizagem – sobre suas 
experiências durante o percurso.

6.  Informações práticas: Se é um acampamento de verão ou uma oficina, lembre-se de informar os 

participantes sobre o local, o clima, os tipos de roupas que deverão trazer e as instalações 
disponíveis - por exemplo, telefone público, áreas verdes, acesso à Internet. No caso de um 
programa escolar, lembre-se de fornecer informações sobre possíveis visitas de campo e os tipos 
de atividades ao ar livre que serão realizadas, caso estejam incluídas.

É importante que o folheto seja atraente para os participantes e as informações sejam apresentadas de 
maneira clara e concisa.