Por que me faz sofrer?

Objetivo: Estabelecer um espaço para “curar” os corações dos participantes e preencher o vazio com o conforto espiritual e a paz interior, afastando o sofrimento e a dor.

Resultado: Os participantes meditam sobre os sentimentos que enchem seu coração de dor e sofrimento e reconhecem a necessidade de reconciliação e paz interior.

Atividade

Indique aos participantes que essa é uma atividade de meditação sobre coisas que lhes tenham causado dor, bem como sobre a dor que possam ter causado aos outros. Você tentará ajudá-los a encontrar a reconciliação e a paz interior.

Comece com uma reflexão sobre o dano que podemos causar aos outros com nossas palavras, atitudes e comportamentos. Uma analogia adequada poderia ser a dos danos que podemos causar a uma parede quando batemos nela com um martelo e fazemos buracos, e como é difícil reparar posteriormente esses buracos para que a parede fique lisa e inteira como antes. Ou então, amasse um pedaço de papel com a mão e peça a um participante que tente alisá-lo de novo.

Explique-lhes como nossas atitudes, comportamentos e palavras também podem gerar buracos em nossas relações com as pessoas que não são preenchidos facilmente. Nosso coração se sente vazio quando tem buracos e é necessário preencher esse vazio com o perdão e a reconciliação.

Depois dessa reflexão, mostre as perguntas a seguir aos participantes em uma folha de cartolina ou distribua-as em uma folha de papel. O propósito destas perguntas é ajudar os participantes a meditar sobre o que lhes causa dor e sofrimento.

Por que me faz sofrer?

Aconteceu algo recentemente em sua vida que está doendo no seu coração? O quê?

Como você se sente interiormente? Quais são os sentimentos que lhe provocam dor e angústia? São sentimentos físicos? Emocionais? Descreva-os.

Você quer continuar se sentindo assim?Estes sentimentos machucam só você e mais ninguém?

Você quer continuar gastando sua energia nesses sentimentos dolorosos?

Você imagina comopoderia ser feliz se pudesse preencher os buracos que há no seu coração? Você imagina como sua vida poderia ser se deixasse de se apegar à dor?Pode fazê-lo agora?

Feche os olhos e imagine sua vida sem esses sentimentos e pensamentos. Imagine-se em um lugar tranquilo. Deixa que esses sentimentos dolorosos se dissipem.

Você é o único que pode “curar” seu coração e o único que pode dar paz a seu espírito. Perdoe-se. Perdoar não é o mesmo que reconciliar, mas pode prepará-lo para
enfrentar a situação com uma atitude de reconciliação.

Conclua a atividade dando a cada participante uma vela para que a acenda. A vela simboliza encontrar a paz e representa a vontade de se reconciliar com aqueles que lhes causaram dano e sofrimento. Peça aos participantes que façam um momento de silêncio para preencher seu vazio com perdão e reconciliação.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem