A Pastoral da Criança sempre incentivou o aleitamento materno. Hoje, todo mundo sabe da importância do leite materno, que ele contém todos os nutrientes na quantidade e na qualidade certa para que o bebê possa crescer e se desenvolver bem. Amamentar o bebê ao peito, é também uma oportunidade para fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê.
Além disso, o leite materno é uma proteção contra muitas doenças e é considerado a primeira vacina para o bebê. A amamentação também protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário e contra outras doenças também.
Mas como tudo na vida, é preciso também aprender a amamentar. A mulher não nasce sabendo amamentar. No começo, pode ser difícil e, infelizmente, algumas mães desistem de amamentar, porque o bebê não pega o seio de forma correta e o bico do seio pode ficar machucado e a mulher sente dor. E também por outras razões. Os líderes da Pastoral da Criança nas visitas às gestantes orientam sobre o aleitamento materno e como vencer essas dificuldades que podem aparecer. Por isso, peça ajuda aos líderes. Não desista. Amamente. Amamentar é um gesto de amor e doação.
Um abraço carinhoso,
Irmã Veneranda da Silva Alencar
Irmãs Missionárias de Santa Teresinha
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança
Caso não tenha lido ou ouvido o tema desta semana, clique aqui e acompanhe.