Acervo da Pastoral da Criança
Sabemos que a amamentação é um ato fundamental para a mãe e o bebê, tanto devido aos aspectos nutricionais e imunológicos, como também em virtude da criação de vínculos afetivos entre os dois.
Mas apesar de ser um processo natural do organismo, muitas mães enfrentam dificuldades na hora de amamentar e precisam do apoio de familiares e do suporte de profissionais da área. Esses problemas causam, muita vezes, dor e desconforto para as mães, levando-as até mesmo a desistir da amamentação.
Maria Celestina Bonzanini Graziotin, enfermeira, especialista em saúde materno-infantil e professora da Universidade Tuiuti, em Curitiba/PR.
ENTREVISTA COM: Maria Celestina Bonzanini Graziotin, enfermeira, especialista em saúde materno-infantil e professora da Universidade Tuiuti, em Curitiba/PR.
Quais são essas dificuldades e por que elas acontecem?
As dificuldades iniciais da mulher em amamentar estão ligadas, muitas vezes, a falta de preparo durante o pré-natal ou às informações que não são eficazes ou ainda a pouca divulgação que é dado e à ajuda prática dessas mulheres no período gestacional. Essas dificuldades, geralmente, estão associadas à posição do bebê, à pega correta na mama, como o bebê deve abocanhar a mama para mamar, o manejo da mama. As mulheres precisam aprender a massagem. Elas precisam aprender técnicas de retirada de leite da mama, porque o bebê, muitas vezes, não dá conta sozinho e, muitas vezes, é preciso preparar a mama, amaciar a mama para que o bebê consiga abocanhar corretamente na aréola para que ele faça uma sucção adequada que não machuque os mamilos, o que causa muita dor.
Programa de rádio Viva a Vida 1692 - 26/02/2024 - Dificuldades na amamentação
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Quais são os principais problemas que podem ocorrer durante a amamentação?
Quanto aos problemas que surgem, geralmente, são relacionados à inseguranças como a produção de leite, aquela questão ainda de achar que o leite é fraco, os traumas de mamilo por uma pega errada, uma mastite que pode eventualmente acontecer relacionada à lesão do mamilo, às vezes, o esquecimento de uma boa lavagem das mãos. Então, geralmente, os principais problemas são esses. Também aqueles advindos, muitas vezes, da falta de apoio, estados depressivos que podem levar a mãe ao desânimo, principalmente quando ela se encontra sozinha, isolada, sem uma ajuda positiva.
Se a mãe tiver dificuldades na amamentação, a quem ela deve procurar?
Se na cidade onde ela mora existe banco de leite humano, os bancos de leite atendem gratuitamente. Se não houver, procure as Unidades de Saúde ou profissionais que, muitas vezes, são conhecidos na cidade como consultores de aleitamento materno. Também no hospital, onde ela teve o bebê, e ver se há grupos de apoio. Às vezes, existem grupos de apoio de mães que passaram por essas experiências e ensinam outras mães a conseguirem amamentar.
Leia a entrevista na íntegra
1692 - 26/02/2024 - Dificuldades na amamentação
3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
A saúde compreende o completo bem-estar físico, mental e social. Ou seja, promover a saúde depende de cada um, do coletivo e das políticas públicas. A Pastoral da Criança conscientiza e trabalha em ações preventivas de saúde e nutrição para melhorar a saúde infantil no Brasil.
Dra. Zilda
“Deve-se valorizar o leite do peito, que protege a criança, alimenta-a e lhe dá a grande experiência do verdadeiro amor, alicerce da segurança afetiva e do desenvolvimento.”
Papa Francisco
“Amamentem-os, não tenham medo, alimentem-os porque isso também é linguagem de amor".