meioambiente1549

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

O Ministério da Saúde lançou este ano a Campanha - ‘’Doe leite materno, doe esperança, um grande gesto pode salvar a vida de quem mais precisa’’. Cada gota de leite que uma mãe doa, pode significar uma vida salva. A doação de leite humano além de colaborar na nutrição de crianças prematuras ou de crianças que a mãe não pode amamentar, estimula o corpo da mulher a produzir ainda mais leite para o próprio filho. De acordo com o Ministério da Saúde, a doação salva vidas e cada gota conta, já que 300 mililitros (ml) podem alimentar, em média, 10 recém-nascidos, e a nutrição dos prematuros começa a partir de 1 ml. Para saber mais leia a entrevista abaixo da Maria Celestina Bonzanini Grazziotin, enfermeira e especialista em saúde materno-infantil.

Quais são os benefícios da doação de leite humano para os bancos de leite?

A doação do leite humano apresenta muitos benefícios, tanto para a mulher que doa quanto para a criança que recebe. Existem mulheres que produzem muito leite. O bebê mama, está satisfeito, e elas percebem que a mama fica muito pesada, muito tensa e, às vezes, até vaza o leite. Então, ela precisa esgotar um pouco desse leite para manter esse equilíbrio e ajudar o seu bebê. E este leite, ao invés de jogar fora, ela pode doar para um banco de leite humano. E para a criança que vai receber esse leite não tem preço. Outro benefício é que quanto mais leite os bancos de leite tiverem para oferecer às crianças internadas, menos leite artificial essas crianças receberão.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1566 - 27/09/2021 - Doação de leite humano

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Quais são as recomendações para a extração e doação do leite humano durante a pandemia?

Os cuidados são praticamente os mesmos que sempre foram dados até o momento, independente da pandemia. Procurar, por exemplo, um lugar mais limpo da casa, não manter animais domésticos no momento no mesmo ambiente, ela estar de preferência sozinha, não estar conversando com as pessoas, ela precisa ter o frasco esterilizado que é doado pelo banco. Se ela usar a esgotadeira, também deve ter sido fervida, bem lavada, bem limpa. Se ela esgotar com as mãos, obviamente que terá que lavar as mãos, sempre terá que fazer isso. Prender o cabelo, usar a máscara e, ao começar a massagear a mama, nós orientamos que elas esgotem com a mão primeiro algumas gotas e jatos de leite fora e aí, em seguida, ela pode continuar com a retirada do leite manualmente ou, se ela usar a esgotadeira, coloca a esgotadeira e segue esse processo. Terminado o momento, ela deve congelar esse leite imediatamente e colocar uma etiqueta preenchida com todos os dados: nome completo, a data e outros itens que são exigidos na identificação de cada doadora.

caroline dalabona

Maria Celestina Bonzanini Grazziotin

Como é feita a coleta das doações de leite humano durante a pandemia?

Nós temos, na Rede Brasileira, bancos de leite e a sua maioria faz a coleta no domicílio. Ou seja, uma vez por semana, em média, um profissional do banco de leite humano vai na casa das doadoras deste banco de leite, entrega novos frascos e recolhe o leite que ela doou naquela semana. Então, temos que saber sempre, por exemplo, na cidade onde a mulher mora que ela quer doar, se tem banco de leite e como esse banco de leite trabalha. A maioria vai na casa da doadora. Tem cidades que não possuem banco de leite, mas possuem postos de coleta de leite humano.

 

Acesse o vídeo da campanha do Ministério da Saúde sobre a

Campanha de Doação de Leite Materno 2021! 

 

Leia a entrevista na íntegra: 1566 - Doação de Leite Humano (.PDF) 

 

Dra. Zilda

“Deve-se valorizar o leite do peito, que protege a criança, alimenta-a e lhe dá a grande experiência do verdadeiro amor, alicerce da segurança afetiva e do desenvolvimento”

Papa Francisco

"Às vezes, nos fechamos em nós mesmos... Senhor, ajudai-nos a sair ao encontro dos outros, a servir os mais fracos