1618 doacao de leite materno

Acervo da Pastoral da Criança

Segundo a Rede Global de Bancos de Leite humano ‘’O modelo brasileiro é reconhecido mundialmente pelo desenvolvimento tecnológico inédito que alia baixo custo à alta qualidade, além de distribuir o leite humano conforme as necessidades específicas de cada bebê, aumentando a eficácia da iniciativa para a redução da mortalidade neonatal.’’

A enfermeira e especialista em aleitamento materno e saúde materno-infantil, Maria Celestina Bonzanini Grazziotin (Mestre em saúde da criança e do adolescente pela Universidade Federal do Paraná e, atualmente, é Professora na área da saúde da mulher e da criança na Universidade Tuiuti do Paraná), nos lembra que a campanha vêm de encontro a dois principais objetivos: um deles é estimular as mães a fazerem doações de leite para os bancos de leite humano e o outro é para ajudar, apoiar, estimular, promover e defender o aleitamento materno da pressão.

Visto que, muitas vezes, as mulheres sofrem inseguranças e acabam desistindo de amamentar pois acreditam que não são capazes de nutrir o seu bebê com seu leite.

Conheça os Bancos de Leite Humano (BLHs) e Postos de Coleta (PCLH) que a Rede brasileira possui, aqui.

ENTREVISTA COM: Maria Celestina Bonzanini Grazziotin, enfermeira e especialista em aleitamento materno e saúde materno-infantil

1618 doacao de leite materno maria celestina bonzanini grazziotin

Maria Celestina Bonzanini Grazziotin, enfermeira e especialista em aleitamento materno e saúde materno-infantil

Qual a importância da campanha de doação de leite humano?

Essas campanhas vêm de encontro a dois principais objetivos: um deles é estimular as mães a fazerem doações de leite para os bancos de leite humano e o outro é para ajudar, apoiar, estimular, promover e defender o aleitamento materno da pressão que muitas vezes as mulheres sofrem e que impõe inseguranças na mulher e ela acaba por desistir de amamentar acreditando que não é capaz de nutrir o seu filho com o seu leite.

Quais são os benefícios da doação do leite humano?

Como nós sabemos que amamentar é mais saudável para o desenvolvimento integral da criança, a ciência, já há alguns anos, vem mostrando que o leite doado também é a melhor opção para os prematuros internados.

Quem pode ser doadora de leite humano?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1618 - 26/09/2022 - Doação de Leite Materno

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

As mulheres que estão amamentando e percebem que têm excesso de leite, podem doar. Pode ser doadora toda aquela mulher, por exemplo, que foi bem acompanhada no pré-natal ou que tem a carteirinha preenchida com todos os exames realizados e não esteja no momento com alguma infecção, com alguma doença.

Como localizar o banco de leite humano?

Bom, muitas vezes, a Secretaria de Saúde do Município vai informar se tem banco de leite humano na sua cidade. Ou através da Internet colocando, escrevendo “banco de leite humano no Brasil”, vai mostrar uma lista de bancos de leite que tem no Brasil. E pode entrar também no portal da Fiocruz Rede BLH. Ali, é possível encontrar a lista dos bancos de leite humano e em quais cidades existe banco de leite humano no Brasil.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1618 - 26/09/2022 - Doação de Leite Materno (.PDF) 

 

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.”

O aleitamento materno faz parte de uma estratégia mais ampla de promoção da saúde e nutrição das crianças, tendo influência também em uma infância mais saudável.

 

Dra. Zilda

“Deve-se valorizar o leite do peito, que protege a criança, alimenta-a e lhe dá a grande experiência do verdadeiro amor, alicerce da segurança afetiva e do desenvolvimento”.

Papa Francisco

“Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna