O leite materno é a melhor opção para os bebês e toda mulher é capaz de amamentar. Infelizmente, algumas mulheres podem enfrentar dificuldades no início da amamentação e, nesses casos, é preciso recorrer, o quanto antes, aos profissionais de saúde capacitados, que devem orientar a mãe sobre o que fazer.
Diferente do que foi mostrado em uma obra de ficção no ar atualmente, uma mãe nunca deve amamentar diretamente o filho de outra mulher. Essa prática, chamada de amamentação cruzada, era comum no passado, com as amas de leite, mas hoje é desaconselhada pela Organização Mundial da Saúde, pois pode trazer riscos para o bebê. Muitas doenças infecto contagiosas, como a AIDS, por exemplo, podem ser transmitidas pelo leite materno, e o bebê tem o sistema imune muito frágil. A mãe produz anticorpos específicos que protegem o seu filho, mas eles não proporcionam a mesma proteção para outros bebês.
Para beneficiar outras crianças com a doação do leite materno, a mulher deve procurar um Banco de Leite Humano, onde receberá todas as orientações necessárias. O leite doado passará por uma pasteurização que garantirá a eliminação de microorganismos que podem causar doenças.
Aqui, nos diversos textos, entrevistas e reportagens, você fica sabendo mais sobre os benefícios do aleitamento materno.
Pastoral da Criança: orientação segura e confiável para gestantes e famílias, sempre em busca de vida plena para todos.
Saiba mais SBP: Matérias veiculadas sobre amamentação