Foto: Acervo da Pastoral da Criança
O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo, devido a sua diversidade e mistura de culturas e tradições. Através do folclore muito nos é ensinado desde crianças e passado de geração em geração. O folclore é uma forte fonte de identidade e manifestação cultural, por meio de suas lendas e mitos, danças, cantigas de rodas, culinária, artesanatos, festas populares e brincadeiras variadas. Incentivar o folclore na infância permite que as crianças resgatem as memórias e costumes locais e territoriais mantendo viva a história cultural do Brasil. Além disso, ajuda a despertar a imaginação, a criatividade e as atividades físicas ao ar livre, o que contribui para o desenvolvimento saudável e bem-estar da criança. Para sabermos mais sobre a importância do folclore nas brincadeiras e no desenvolvimento das crianças, convidamos a Priscila do Rocio Costa, pedagoga da equipe técnica da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Nesta semana em que comemoramos o Dia do Folclore, você poderia nos contar o que é e como se originou o folclore?
Foto: Acervo da Pastoral da Criança
O folclore é um conjunto de manifestações culturais populares que se dão basicamente por meio dos mitos, das lendas, das crendices, dos jogos e brincadeiras, das festas populares, na literatura, entre outros, que são passados de geração em geração.
A palavra folclore tem origem no inglês e significa sabedoria popular. E há um consenso entre os estudiosos da área de que as danças, as festas, lendas, jogos e personagens que compõem o folclore aqui do Brasil são de origem europeia, portuguesa, indígena e africana. Sendo assim, houve uma mistura cultural dessas tradições. O folclore tem seu dia comemorado em 22 de agosto e é parte integrante da cultura de um povo. Por isso, é considerado pela UNESCO como um patrimônio cultural imaterial, sendo necessário a realização de esforços para a preservação e valorização.
Quais os benefícios do folclore para o desenvolvimento das crianças?
Ensinar o nosso folclore é fundamental para o desenvolvimento coletivo e social da criança. Isso porque, por meio das lendas, das músicas e brincadeiras, isso tudo vai auxiliar no
desenvolvimento da cidadania, do bom relacionamento com as pessoas das várias idades e com o meio ambiente. E, também, como o folclore brasileiro é muito rico e diversificado por meio das crendices, da culinária, das festas populares, das danças regionais, do artesanato, da linguagem típica de cada região e, principalmente, pelas lendas e cantigas, as histórias e as brincadeiras, que para as crianças são ótimos estímulos para a imaginação, para o raciocínio, a memorização e o desenvolvimento da linguagem, tudo isso vai estimular também as atividades motoras, já que envolve os movimentos como correr, pular, dançar, entre outros.
Programa de rádio Viva a Vida
1560 - 16/08/2021 - Importância do folclore em brinquedos e brincadeiras
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Quais dicas de brincadeiras folclóricas você pode dar às famílias e aos líderes da Pastoral da Criança?
Um dos primeiros contatos dos bebês com a tradição folclórica é por meio das canções de ninar que fazem parte do repertório ensinado de geração em geração. Depois, vem as histórias, as lendas e as brincadeiras que são formas de divertir, distrair e ensinar as crianças. Para as crianças menores, por exemplo, a família, os líderes, os brinquedistas e brincadores, podem contar histórias da região em que moram, ou as histórias folclóricas conhecidas em todos o Brasil, como a do Boto Cor-de-Rosa, do Boitatá, da Cuca, do Curupira, de uma forma divertida e lúdica. Essa tradição de contação de histórias incentiva a criatividade, a concentração e a fantasia das crianças. Caso não conheçam essas histórias, ou prefiram ler para as crianças, existem, além dos livros impressos, histórias em formato online que podem ser encontradas na Internet e podem ajudar. Vale lembrar também que o contato com o livro, desde bebê, estimula a gostar da leitura nas fases seguintes. Além destas, existem brincadeiras tradicionais como a ciranda, as cantigas, a cabra-cega, o passa-anel, cinco-marias, amarelinha, entre outras, que são típicas do nosso folclore e divertem crianças e adultos, que podem participar juntos. Temos as parlendas, as adivinhas, as anedotas, os brinquedos que podem ser criados junto com a criança, entre muitas outras sugestões. E resgatar e reforçar essa tradição é simples, pois, como dito, o folclore faz parte do nosso dia a dia, da nossa história.
Priscila do Rocio Costa
Como é possível colocar em prática essas brincadeiras dentro de casa, já que vivemos ainda um certo isolamento social?
As brincadeiras em casa e em família são muito interessantes e importantes, porque contribuem muito para o desenvolvimento das crianças. As brincadeiras que envolvem atividades como correr, pular, rodar e podem ser feitas tanto em ambiente externo, como em jardins e quintais e, também, dentro de casa. Basta a família arredar os móveis de acordo com o espaço necessário para cada brincadeira e a partir disso aproveitar o momento junto com a criança. Para quem quer ter ideias e sugestões de brincadeiras tradicionais basta acessar e-brinquedos e brincadeiras no AppVisita Domiciliar e a diversão será garantida.
Leia a entrevista na íntegra: 1560 - Importância do folclore em brinquedos e brincadeiras (.PDF)
Dra. Zilda
“A família permanece a unidade basilar da sociedade e a primeira escola onde as crianças aprendem os valores humanos, espirituais e morais que as tornam capazes de ser faróis de bondade, integridade e justiça nas nossas comunidades”
Papa Francisco
"Os primeiros anos de vida são os principais para que a criança adquira valores culturais e se transforme em semente de paz”