jornada mundial dos pobres lideres visitando comunidade

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

A infância é uma fase muito importante e precisa ser bem aproveitada, para que as crianças sejam e cresçam saudáveis e felizes. A atenção, o carinho dos pais e da família, o tempo para as brincadeiras, bons exemplos, acesso a saúde, alimentação saudável, educação de qualidade, são atribuições que têm de ser oferecidas às crianças. Isto é, ter seus direitos e necessidades respeitados.

Este é um período de descobertas, diversão e sobretudo, de pleno aprendizado e desenvolvimento. Pois procura garantir a saúde e a felicidade da criança. Então, para que as famílias não tenham dúvidas sobre essa fase e compreendam as orientações necessárias, entrevistamos a pedagoga e assessora técnica de desenvolvimento infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, Priscila do Rocio Costa.

Lady Anne

Priscila do Rocio Costa
Pedagoga e assessora técnica de desenvolvimento infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

ENTREVISTA COM: Priscila do Rocio Costa, pedagoga e assessora técnica de desenvolvimento infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Quando podemos dizer que uma criança é saudável e feliz?

Quando ela recebe boas oportunidades para o seu bom desenvolvimento. Quando a criança tem uma família que a ama, a acolhe e oferece seu tempo. Tem chances de brincar, tem acesso à saúde, educação, uma alimentação saudável e é respeitada e
acolhida em casa e em sociedade.

E quando a criança não tem acesso a alguns desses pontos que você falou, o que pode acontecer com ela?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1577 - 13/12/2021 - Crianças Saudáveis e Felizes

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Quando essas oportunidades não chegam à criança ela pode ficar doente e ter dificuldade em seu desenvolvimento. Muitas vezes, não sendo capaz de criar vínculos, e ter dificuldade de exercer e cobrar seus direitos de cidadania. Muitas quando crescem têm chance de ter dependência química, sofrer ou cometer violência e exploração.
Ou seja, a criança que cresce infeliz, pode se tornar um adulto infeliz.

O que podemos fazer para mudar essa realidade?

Temos que investir na infância, fortalecer a base familiar, organizar a comunidade e redes de apoio, oferecer às crianças creches e escolas de boa qualidade e exigir Políticas Públicas, saneamento básico, redes de esgoto, água potável, moradia digna, espaços seguros para as crianças brincarem. Oferecer à criança mais interação social e familiar e brincadeiras ao ar livre e em contato com a natureza.

Como o uso de eletrônicos interfere na saúde e no desenvolvimento das crianças?

É comprovado que o uso excessivo e ilimitado desses recursos tem causado regressão, dificuldade de dormir e de se relacionar, até mesmo com pessoas da família. Então, o desenvolvimento intelectual e físico das crianças pode ficar prejudicado. Além de que o uso excessivo desses eletrônicos tem causado miopia nas crianças. Como é que a gente pode evitar isso? Oferecendo oportunidade para que a criança brinque com a família, brinque ao ar livre e faça o menor uso desses recursos de tela. Então, as crianças precisam ter um equilíbrio em relação a isso.
Um outro ponto, é a questão do sedentarismo. E utilizando esses recursos está causando sobrepeso e obesidade nas crianças.
E o Ministério da Saúde, inclusive, tem alertado sobre isso, sobre esse número considerável, esse aumento considerável de peso que é motivo de alerta. Inclusive, tem o Guia de Atividade Física do Ministério da Saúde, que orienta como praticar atividades físicas com as crianças de acordo com a faixa etária e sobre a importância
dessas atividades.

Leia a entrevista na íntegra: 1577 - 13/12/2021 - Crianças Saudáveis e Felizes

 

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.”

A Pastoral da Criança trabalha em busca de atitudes que contribuam para a erradicação da pobreza, a proteção ambiental do planeta e melhores condições de vida para todas as pessoas. Além disso, prestar atendimento especializado a fim de promover e defender os direitos da criança e do adolescente por meio da partilha de conhecimento e da mobilização comunitária, também faz parte das ações da instituição. Assim, a criança cresce saudável e feliz, com a garantia de um futuro melhor.

 

Dra. Zilda

“O melhor resultado para a paz nas famílias é cuidar bem das crianças, para que elas tenham oportunidade de se desenvolver, tenham saúde, alegria de viver e fé em Deus.”

Papa Francisco

“Muitas vezes nos perguntamos que mundo deixaremos às nossas crianças. Devemos também perguntar: que crianças deixaremos ao mundo?”