Pexels
A infância ao longo dos anos tem passado por profundas mudanças, influenciada pela rotina e pelas transformações da sociedade, principalmente nas grandes cidades, com a diminuição de espaços públicos de lazer e a insegurança nas ruas que impedem o brincar nas calçadas, praças e parques, faz com que fiquem privadas de situações de vida ricas e estimulantes que promovem seu desenvolvimento.
Apesar de diferentes realidades, seja ela no campo e nas cidades, o que muitas crianças apresentam em comum é que possuem a infância marcada pela restrição do seu tempo de lazer comprometendo assim, a sua cidadania, já que o lazer é considerado um direito social.
Embora a legislação brasileira garanta esses direitos é de fundamental importância o nosso compromisso com o desenvolvimento integral das crianças, oferecendo e buscando oportunidades para tempo de qualidade, com acesso ao lazer e a cultura.
Priscila do Rocio Costa, pedagoga da área de desenvolvimento infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, para falar sobre Férias, brincadeiras e prevenção de acidentes.
Priscila do Rocio Costa, pedagoga da área de desenvolvimento infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
Por que o direito à cultura e ao lazer está contemplado na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Marco Legal da Primeira Infância e em outros documentos?
Porque essas garantias visam assegurar uma melhor qualidade de vida e o pleno desenvolvimento pessoal e social dos cidadãos. O contato permanente com atividades culturais e de lazer ajudam a nos situar no mundo e alcançar qualidade de vida, pois estão diretamente ligados ao acesso à informação, a valorização dos costumes, a diversidade, a arte, estilos, a socialização e também ao bem-estar físico e mental de todos, e isso é fundamental desde o início da vida.
O Brasil é um país rico em manifestações culturais. Onde encontramos as principais manifestações culturais?
As manifestações culturais são a expressão de um povo, de seus rituais e celebrações. Então podemos dizer que o nosso país é repleto de manifestações culturais. A cultura brasileira é representada pelo conjunto de tradições, manifestações culturais, crenças, costumes, culinária dos povos que viveram no país ao longo da história, por isso é considerado um dos países com maior diversidade cultural do mundo. Cada estado, região tem sua cultura, suas tradições. Basta olharmos à nossa volta, em nosso bairro, cidade. Onde vivemos e em cada lugar que vemos, conhecemos, nos encantamos com as músicas, festas, comida típica, danças, brincadeiras tradicionais, artesanatos. Podemos ter acesso às manifestações culturais também por museus, teatros, centros culturais, cinema, festivais, desfiles, feiras, entre muitos outros.
Programa de rádio Viva a Vida 1635 - 23/01/2023 - A importância da cultura e do lazer na infância
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Além do direito à cultura, a criança também tem direito ao lazer. Qual a importância do lazer para a criança?
Os momentos de lazer infantil são importantes pois são formas de divertimento, descanso e que trazem inúmeros benefícios. O lazer e os espaços de lazer beneficiam a criança a explorar o ambiente, a entender sobre a flexibilização de regras, de espaço, de tempo, de movimentos, de riscos, ampliando as habilidades básicas, às atividades físicas e lúdicas favorecem também ampla participação e convivência com outras crianças, com adultos, promovendo o desenvolvimento nos aspectos físicos, intelectuais, afetivos e sociais. Ter a oportunidade para o lazer permite à criança desenvolver suas habilidades e descobrir grande parte do seu potencial.
Quais são os tipos de atividades de lazer para as crianças?
São todas as atividades que a criança realiza com outras crianças, com a família, cuidadores, professores, que busca sempre a diversão, descontração, convívio social e que proporciona sensação de alegria e bem estar.
Existem diversas possibilidades capazes de despertar vínculos, aliviar o estresse e divertir as crianças. Como por exemplo: passear e brincar em praças e parques. Brincar em casa, na rua, ao ar livre. Realizar brincadeiras de movimento, as brincadeiras tradicionais como pular corda, amarelinha, pega pega, lenço atrás, fazer brinquedos com sucata. Alguns exemplos de atividades de lazer que oferecemos na Pastoral da Criança são quando as crianças participam das celebrações da vida, das brincadeiras nas oficinas de construção de brinquedos, das ruas do brincar e atividades na comunidade, junto com os pais, com outras crianças. Aproveito para lembrar que no e-Brinquedos e Brincadeiras do Aplicativo da Pastoral da Criança tem muitas sugestões de brincadeiras que podemos realizar com as crianças e assim garantir o direito de lazer e de brincar.
Leia a entrevista na íntegra: 1635 - 23/01/2023 - A importância da cultura e do lazer na infância (.PDF)
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”
O líderes da Pastoral da Criança oferecem nas celebrações da vida, brincadeiras nas oficinas de construção de brinquedos, das ruas do brincar e atividades na comunidade, junto com os pais, com outras crianças.
Não esqueça de baixar nosso Aplicativo Pastoral da Criança + Gestantes, lá você encontra muitas sugestões de brincadeiras que podemos realizar com as crianças e assim garantir o direito de lazer e de brincar.
Dra. Zilda
"O que as crianças têm de tão especial? Quando as crianças são bem cuidadas e amadas, desde a concepção, com boa assistência médica durante a gestação e o parto, amamentadas com o leite sagrado de suas mamães; quando elas brincam e as suas famílias e a comunidade dão valor aos brinquedos e brincadeiras; quando todos os dias a família se reúne por alguns momentos, reza e canta com elas; as crianças vão “crescendo em tamanho, sabedoria e graça (Lc. 2,52)”. Não é assim?"
Papa Francisco
"Cada um de vocês tem uma caixa com um tesouro dentro. O trabalho de cada um é abrir a caixa e tirar este tesouro, fazê-lo crescer, dar e receber com os demais".