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O brincar oferece inúmeros benefícios à criança de tal forma que essa contribuição impacta positivamente em toda sua vida. Ou seja, as primeiras experiências da criança, os vínculos que criam durante as brincadeiras, influenciam diretamente seu desenvolvimento e reflete nos adultos que essas crianças irão se tornar.

Dentre todos os tipos de brincadeiras, temos o brincar livre, que é aquele não direcionado pelos adultos, e acontece de maneira espontânea, quando as próprias crianças são protagonistas e decidem do que e como irão brincar e se expressam e se relacionam com o mundo a sua volta, criando e reinventando suas próprias experiências reais e imaginárias.

Ao brincar livre as crianças percebem seus seus próprios limites e desenvolvem seu autocontrole e pensamento crítico e isso está relacionado tanto ao aspecto físico, quanto mental e social.

Entrevista com: Elena Aparecida Pereira, pedagoga, pós-graduada em artes e mediadora no Museu da Vida em Curitiba, Paraná.

Como estimular o brincar em um mundo com cada vez menos espaços e tempo para a criança brincar livre?

Criando oportunidades para que essas brincadeiras possam acontecer. Organizando espaços com materiais, objetos e outros. Não precisa necessariamente ser brinquedos como bonecas, carrinhos, bolas. As crianças brincam com tampinhas, com potes, com panelas, gravetos, folhas, pedrinhas. O brinquedo pode ser qualquer coisa, pois é a criança que dá sentido ao objeto. Por isso é tão importante o brincar livre, que permite à criança estimular a imaginação dela criando assim as suas próprias brincadeiras.

Sabemos que durante as brincadeiras a criança desenvolve várias habilidades. Que habilidades são essas?

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Elena Aparecida Pereira, pedagoga, pós-graduada em artes e mediadora no Museu da Vida em Curitiba

Quando a criança está brincando de montar uma casinha, organizar os carrinhos, encaixando peças de tamanhos e formatos parecidos, ela está desenvolvendo a concentração, a criatividade, a paciência. E também quando ela está se movimentando, brincando de pular corda, passar por cima ou por baixo de obstáculos, nesses momentos ela está desenvolvendo a coordenação motora, o equilíbrio, a agilidade, o raciocínio lógico, pois para realizar essas ações ela precisa pensar, tomar decisões para poder resolver situações. Nesses momentos ela está desenvolvendo habilidades. 

Por que está acontecendo a limitação do brincar?

Muitas vezes é a falta de incentivo dos próprios familiares. Muitos pais não incentivam o brincar livre, pelo contrário, deixam as crianças muito tempo em frente às telas de celular, tablet, televisão, muitas vezes, achando que isso é o melhor para a criança, mais seguro. Contudo, isso leva a uma vida sedentária, trazendo riscos à saúde física e mental das crianças. É importante estimular a criança a brincar. Quanto mais criativa for a brincadeira, mais a criança vai se desenvolver. Trazer a criança para o mundo real em contato com outras crianças e com a natureza ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade e também o sedentarismo. 

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1640 - 27/02/2023 - A importância do brincar livre

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Quais são as consequências da diminuição do brincar para as crianças?

Falta de criatividade, dependência dos pais, dificuldade no convívio social, incapacidade de compartilhar, de saber esperar, de se concentrar. A criança que não brinca não aprende. Não tem iniciativa. Não tem entusiasmo. O momento da brincadeira livre é muito importante e não pode ser substituído por atividades dirigidas. A criança precisa brincar por brincar e o adulto precisa entender essa necessidade da criança e oportunizar esses momentos para ela.

Como a Pastoral da Criança estimula e incentiva o brincar livre?

Com a ação Brinquedos e Brincadeiras que acontece nos dias da Celebração da Vida nas comunidades. O brinquedista e brincador são responsáveis por organizar espaços limpos e seguros para que as crianças possam brincar e explorar. Realizam também oficinas e confecção de brinquedos com materiais recicláveis, promovendo as oportunidades para que as brincadeiras possam acontecer. A Pastoral da Criança incentiva e valoriza as brincadeiras livres, defende a criação de espaços ao ar livre nas comunidades, como parques, praças para que assim as crianças possam brincar e interagir entre elas. E uma outra iniciativa da Pastoral foi a criação do Museu da Vida, que fica situado em Curitiba, no estado do Paraná, que proporciona espaços interativos para que as crianças possam brincar e explorar junto com suas famílias. Fica o convite para que venham conhecer o Museu da Vida. Com certeza, vai ser uma experiência maravilhosa e uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Pastoral da Criança.

 

Leia a entrevista na íntegra

1640 - 27/02/2023 - A importância do brincar livre (.PDF)  

 

1616º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”

A Pastoral da Criança incentiva e valoriza as brincadeiras livres e, tem um projeto conhecido como Ruas do Brincar, onde as famílias, junto com os líderes, organizam espaços seguros para toda comunidade brincar junto.

 

Dra. Zilda

“Você transforma o país quando educa as famílias para cuidarem melhor de seus filhos.” 

Papa Francisco

“Tantas pessoas, ao invés de fazê-los brincar, os fazem escravos: isso é um flagelo. Uma infância serena permite às crianças olhar com confiança para a vida e para o amanhã. Ai de quem nelas sufoca o alegre impulso da esperança”