Tema: Brincar
Foto: Emma Bauso
Pisar descalço no chão, correr na grama, fazer castelinho de areia, bolinho de terra, amassar o barro com as mãos, acompanhar a trilha das formigas, o voar das borboletas, subir em árvores, comer fruta direto do pé, entre tantas outras experiências que a criança pode realizar ao ar livre, além de divertidas são benéficas ao desenvolvimento infantil. Você sabe qual a importância da criança brincar ao ar livre? O brincar ao ar livre é fundamental tanto para a saúde física quanto para a saúde mental dos pequenos. Reduzir o tempo de telas e trazer a criança ao mundo real e em contato com a natureza ajuda a reduzir o estresse, ansiedade, o sedentarismo e, consequentemente, a obesidade; além de ajudar a prevenir a miopia, uma doença já bem comum nas crianças. Saiba mais sobre esse assunto na entrevista com a Dra. Dayane Issaho, especialista em oftalmologista infantil.
Por que estão aumentando tanto os casos de miopia em crianças?
Um estudo realizado recentemente na China, com mais de 120 mil crianças, mostrou que os casos de miopia entre crianças com aproximadamente 6 anos de idade aumentaram cerca de 400% nos primeiros meses de lockdown, em 2020. E o porquê disso? Isso vem junto com o excesso de uso de eletrônicos, de uso de celulares, tablets, computadores, nos últimos anos. Nós sabemos que existem vários estudos, nos últimos anos, mostrando que o excesso de esforço visual para perto, causado pelos eletrônicos, aumenta muito a chance de desenvolvimento de miopia e aumenta muito a velocidade de progressão da miopia naqueles pacientes que já são míopes.
Programa de rádio Viva a Vida
1545 - 03/05/2021 - Brincadeiras ao ar livre e miopia
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
O que é miopia?
A miopia é um tipo de erro refrativo naquelas pessoas que apresentam dificuldade de focar objetos à distância.
Quais as causas de miopia em crianças?
Existem basicamente duas causas da miopia: são os fatores genéticos e os fatores ambientais. Nós sabemos que quando os pais são míopes a chance da criança vir a ser míope é maior. Uma outra causa da miopia são os fatores ambientais. Não só a genética predispõe ao desenvolvimento desse tipo de grau, mas os fatores ambientais também. E o que seria isso? Primeiro, excesso de exposição aos eletrônicos. Outro fator é a falta de estímulos em ambientes externos. O fato das crianças estarem cada vez mais dentro de casa, praticarem menos esportes, praticarem menos atividades ao ar livre, é um outro fator ambiental que predispõe ao desenvolvimento de miopia e a progressão mais rápida desse tipo de grau.
Como reconhecer os sintomas de miopia em crianças?
O principal sinal de miopia é a dificuldade de enxergar de longe. É aquela criança que, por exemplo, na idade escolar, levanta da carteira lá do fundo para enxergar o quadro melhor lá na frente, força os olhinhos, fecha os olhinhos para enxergar de longe. Mas o mais interessante é que nas crianças menores, muitas vezes, a miopia não causa sintoma algum, porque os pequenininhos tendem a fazer as atividades perto. Por isso é tão importante que, já a partir do primeiro ano de vida, a criança passe por uma consulta oftalmológica de rotina.
Dra. Dayane Issaho
Brincar ao ar livre pode reduzir risco de miopia em crianças?
A resposta é sim. Vários estudos nos últimos anos têm mostrado que as atividades realizadas ao ar livre, as atividades outdoor, elas reduzem o risco de desenvolvimento e o risco da progressão da miopia em crianças em idade escolar. Por exemplo, um estudo randomizado realizado em Taiwan avaliou o efeito das atividades realizadas ao ar livre sobre o risco de miopia em crianças. O que esse estudo mostrou? Ele mostrou que a luz solar teve um efeito muito positivo sobre o processo de miopização, o risco de progressão da miopia foi 54% menor nas crianças que praticam mais atividades ao ar livre. E diversos estudos já mostraram que quanto menor o tempo de exposição a eletrônicos, e quanto maior o tempo gasto em atividades externas, menor é o risco de desenvolvimento e de progressão da miopia.
Leia a entrevista na íntegra: 1545 - Brincadeiras ao ar livre (.PDF)
3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”
Para que a criança tenha uma boa infância e encontre oportunidades de se desenvolver integralmente, os líderes da Pastoral da Criança realizam visitas domiciliares mensais, em que levam informações e orientações para as famílias sobre saúde, educação, nutrição e cidadania. Os voluntários também organizam encontros de todos os membros da comunidade, a chamada Celebração da Vida. Ações que tem como objetivo garantir a saúde e o bem estar de todos, como proposto pelo ONU, no 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Dra. Zilda
“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.”
Papa Francisco
"Se queremos que nossos filhos sejam formados e preparados para o amanhã, não é apenas aprendendo uma matéria que eles chegarão lá. É necessário que se conectem e conheçam suas raízes"