Tema: Brincar
Foto: Acervo da Pastoral da Criança
Ao perguntar que tipos de brincadeiras podemos sugerir às crianças nesse tempo de isolamento social, é importante a família saber do valor do brincar no aspecto cultural e social do mundo em que vivemos. Sabemos que as crianças preferem jogos eletrônicos, videogames, celulares, mas chega um momento em que a família precisa resgatar o valor das brincadeiras antigas, que fazem muita diferença na vida de todos. Como por exemplo: brincar de passar o anel, contar histórias, construir cata-vento, fazer teatros, pinturas, desenhos. Também é importante dar preferência para que as crianças inventem novas brincadeiras com os objetos que temos em casa. Tudo isso e muito mais podemos encontrar no aplicativo e-brinquedos e brincadeiras. Saiba mais sobre o assunto na entrevista de Irmã Veroni Medeiros, Assessora Técnica do Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança e também no texto “Como a criança pode brincar no aplicativo e-brinquedos e brincadeiras”, no link ao lado.
Como organizar uma rotina dentro de casa de brincar com as crianças e como organizar o tempo?
A Pastoral da Criança orienta sobre a importância de organizar uma rotina no ambiente familiar que favoreça a convivência de todas as pessoas da família. No ambiente familiar as crianças precisam de uma organização temporal para que o seu dia seja agradável e feliz. A rotina traz segurança, harmonia e alegria para o ambiente. Os irmãos maiores podem colaborar com os menores, fazendo jogos ou brincadeiras. Isso é uma rotina legal.
Programa de rádio Viva a Vida
1511 - Como a criança pode brincar no aplicativo e-brinquedos e brincadeirasl - 07/09/2020
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Como podemos dar opções de brincadeiras para que as crianças possam expressar seus sentimentos?
A Pastoral da Criança desenvolveu o aplicativo App Visita Domiciliar e essa é uma oportunidade. Basta baixar no celular e descobrir várias brincadeiras legais na e-capacitação sobre brinquedos e brincadeiras, disponível para as famílias e para toda a comunidade. Brincar auxilia na convivência familiar, a ouvir e a dar mais atenção aos sentimentos das crianças. Também, é muito importante para um desenvolvimento emocional equilibrado.
Como ajudar as crianças a lidarem com esse momento especial?
Orientar sobre os cuidados de lavar as mãos, usar álcool em gel, usar máscara, alimentar-se e dormir bem. Tudo isso nos protege e ajuda a evitar o coronavírus.
Como fazer do ambiente em que você mora um local para brincar?
O ambiente familiar deve ser um espaço acolhedor, alegre e divertido. A família pode organizar brincadeiras recreativas para ajudar na autonomia das crianças, tais como montar um quebra-cabeça, organizar um caça tesouro sensorial para explorar diferentes texturas: liso, áspero, macio, duro, mole; etc. Outra ideia legal é brincar de encontrar a sombra das mãos, dos pés, do corpo ou mesmo de algum objeto.
São atividades que desenvolvem os movimentos corporais e o raciocínio.
Irmã Veroni Medeiros
Como os pais podem construir brinquedos em conjunto com as crianças?
No Aplicativo App Visita Domiciliar, as famílias podem ter acesso ao material e-brinquedos e brincadeiras e aproveitar muitas ideias legais e saudáveis para fazerem com as crianças. Com a ajuda desse material, é possível organizar momentos alegres e incentivar a criação de brinquedos a partir de materiais reciclados e outros que temos em casa. Baixe o aplicativo e confira muitas possibilidades.
Leia a entrevista na íntegra: 1511 - Como a criança pode brincar no aplicativo e-brinquedos e brincadeiras? (.PDF)
Brincar ajuda o desenvolvimento – O que fazer?
Dra. Zilda
“Deveríamos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado,
promover o respeito a seus direitos e protegê-los.”
Papa Francisco
“O dom mais valioso para os filhos não são as coisas, e sim o amor dos pais."