O peso da criança é o resultado entre a quantidade de calorias que a criança ingere menos a quantidade de energia que ela gasta nas atividades. Isto é, se ela ingere alimentos muito calóricos, com açúcar ou gordura em excesso, e tem uma rotina pouco ativa, a sobra vai se acumulando em forma de gordura corporal e resulta na obesidade infantil.
Assim como essa continha, uma das formas de prevenir a obesidade é bem simples: atividade física. Mas, como saber o quanto a criança deve fazer e como incentivá-las a começar? A resposta é bem mais fácil do que você imagina.
Na pirâmide abaixo você pode ver a quantidade de tempo que deve ser gasto em cada atividade. Quanto mais baixo na pirâmide, como o caso de jogos e brincadeiras, maior o tempo que a criança pode gastar, nesse exemplo, a recomendação é diária. Agora, quanto mais no topo estiver a atividade, entre elas: assistir televisão, jogar videogames ou ficar no computador, menor é o tempo!
Para que você possa aproveitar, se divertir e praticar muitas atividades a Pastoral da Criança, inspirada pelo projeto da National Trust, organizou uma lista com 50 brincadeiras que todas crianças e seus familiares podem praticar.
Lista de atividades
A lista e a pirâmide de atividades foi publicada originalmente na 10ª edição da revista da Pastoral da Criança.