Tema: Acompanhamento Nutricional

Diagrama Acompanhamento nutricional v4 2020

O que é?

Desde sua fundação, a Pastoral da Criança já prepara seus líderes para atuar na prevenção da desnutrição e da obesidade infantil. Atualmente, com a ação do Acompanhamento Nutricional, é possível, de maneira mais precisa, determinar o diagnóstico nutricional das crianças, através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) – que relaciona peso, altura e idade. A partir deste diagnóstico, os voluntários podem intensificar as orientações aos pais ou responsáveis quanto à alimentação saudável, estímulo à prática de atividade física e encaminhamento para unidade básica de saúde, quando necessário.

Como é feito?

A equipe da Pastoral da Criança em cada paróquia que já participa desta ação é responsável por avaliar o estado nutricional das crianças.

Os voluntários são capacitados para:

  • pesar as crianças, usando balança aprovada pelo INMETRO, devidamente regulada, e retirando o máximo possível de roupa dos bebês e crianças de forma que o peso apontado pela balança seja o valor real;
  • medir a altura das crianças, usando um aparelho chamado estadiômetro, cuidando para medi-las deitadas até os dois anos de idade e em pé após os dois anos;
  • informatizar os dados. Para isto, a equipe conta com o voluntário da informática. O aplicativo faz os cálculos e mostra o estado nutricional da criança e a cartela de orientação que deve ser compartilhada com a mãe ou responsável pela criança.

Diagrama Acompanhamento nutricional v4 2020

Além de pesar e medir as crianças, os líderes fazem o preenchimento dos cartões de medidas e orientam as famílias das crianças que acompanham, utilizando cartelas de orientação nutricional.

acompanhamento nutricional2Cartão de medidas

Cada criança cadastrada no Acompanhamento Nutricional tem um cartão de medidas, no qual são anotados os dados de cadastro, peso e altura (comprimento) ao nascer, a data e as medidas realizadas. Esse cartão permanece na comunidade. 

Após serem anotados o peso e a altura, o líder da comunidade leva o cartão de medidas até o voluntário da informática para digitação dos dados. O computador indica o código da cartela com o estado nutricional da criança e as páginas do Guia do Líder que servem de referência para as orientações. Essas duas informações são anotadas no cartão de medidas pelo voluntário da informática.

acompanhamento nutricional alturaE - Cartela

A avaliação do estado nutricional das crianças, por meio das medidas do peso e da altura, é uma ferramenta simples e confiável para verificar como está o crescimento delas e essa facilidade agora está disponível no seu celular, por meio do AppVisita Domiciliar.

O número de cartelas de orientação nutricional  atualmente são mais de 700, devido a este grande número de cartelas não serão impressas, mas sim estarão disponíveis para compartilhamento no aplicativo, no menu da criança, no ‘’botão’’ logo abaixo do Acompanhamento Nutricional/E-cartelas. Elas podem e devem ser compartilhadas com a família. Eles receberão a cartela específica do estado nutricional atual, a cartela com orientações gerais de acordo com a idade da criança, o     gráfico do IMC por idade e os dados de peso e altura das últimas três medidas dela.

Esta união de informações permitirá que a orientação seja direcionada para o caso de cada criança, conferindo ainda mais individualização ao acompanhamento.

acompanhamento nutricional appInovação, tecnologia e conteúdos embasados em evidências científicas.

Mas as novidades não param por aí. Com a chegada do aplicativo da Pastoral da Criança, outra inovação foi a possibilidade de compartilhar as informações do estado nutricional, o gráfico de crescimento e a orientação nutricional com a família via  e-mail, whatsapp, bluetooth etc. Também, com o apoio técnico de pesquisadores da área de nutrição da USP, novos pontos de corte para definição do estado nutricional das crianças estão sendo definidos com a intenção de otimizar a triagem das crianças com possível risco nutricional. Por ser um indicador sensível do crescimento e da qualidade de vida da criança, a avaliação da altura também será melhorada, indicando se ela apresenta baixa estatura ou se está crescendo bem em altura e qual a tendência de crescimento.

Outro ponto inovador e que trará um grande diferencial para a ação Acompanhamento Nutricional é a interligação dos dados da visita domiciliar com o estado nutricional da criança, especificamente, neste primeiro momento, com dados sobre aleitamento materno de bebês menores de seis meses.

As informações sobre o que o bebê recebeu no dia anterior a visita domiciliar serão consideradas na cartela de orientação e relacionadas com seu estado nutricional. 

acompanhamento nutricional altura 2Por exemplo: um bebê de três meses com sobrepeso e que na visita foi visto que mama no peito, mas já recebe outros alimentos, terá uma orientação específica para esta situação. Nesse caso, a orientação será para evitar a oferta de outros alimentos e continuar apenas com o leite materno até o sexto mês, conforme recomendação oficial do Ministério da Saúde. Assim, as orientações serão adaptadas para cada caso e, no futuro, ampliadas para as outras idades.

E agora que, além da avaliação feita pela Pastoral da Criança na Celebração da Vida, o líder tem autonomia de incluir as medidas de peso e altura realizadas no posto de saúde durante a visita domiciliar, cada vez mais as famílias acompanhadas terão a garantia de um acompanhamento nutricional de qualidade e que pode fazer a diferença na vida de muitas crianças.

Este é o compromisso da Pastoral da Criança que, sempre atenta às evidências científicas e amparadas por pesquisadores de referência nas áreas de saúde, nutrição e desenvolvimento infantil, procura levar à vocês, líderes, e às famílias que acompanham, as melhores informações e ferramentas para garantir que mais crianças tenham vida e a tenham em abundância.

 

 

Dra. Zilda

"Para que as famílias pobres, visitadas e acompanhadas a cada mês, tenham condições de promover o desenvolvimento integral de seus filhos, desde antes de nascer até aos seis anos de idade”.

Papa Francisco

“Precisamos ver cada criança como um presente a ser saudado, acarinhado e protegido. E precisamos cuidar de nossos jovens, não permitindo que lhes seja roubada a esperança ou que sejam condenados a uma vida nas ruas”.

Quando uma criança está desnutrida e não aumenta ou perde peso, é um sinal de alerta. Nessas situações, é preciso verificar o que está acontecendo com a criança. Pode ser que ela esteja se alimentando menos, esteja doente, ou ainda possa estar recebendo pouca atenção e carinho.

O mesmo deve ser feito quando a criança está com sobrepeso ou obesidade e continua aumentando de peso. Os voluntários alertam a família, indicando que uma criança acima do peso não é sinal de saúde, pelo contrário, ela pode desenvolver algumas doenças como diabetes, pressão alta, dificuldades motoras e ter, até mesmo, problemas psicológicos. Em algumas situações essas crianças podem ser deixadas de lado na escola ou na rua na hora de brincar, e isso pode gerar sofrimento para elas.

Antes de entregar as cartelas sobre desnutrição grave e obesidade, os líderes procuram observar a criança em questão. Em caso de dúvida, conferem os dados no cartão de medidas ou refazem a medição para garantir um resultado correto. 

No verso das cartelas existem espaços onde são anotados a data, o peso e altura e as páginas do Guia do Líder para acompanhamento da evolução da criança.

Mãe com filho e líder voluntárioDepois da Celebração da Vida, o acompanhamento continua nas visitas domiciliares, todos os meses, em que o líder, com o Guia do Líder em mãos, vai conversar com a família e falar um pouco mais sobre a alimentação adequada para a idade da criança. Tudo isso para prevenir e garantir que a criança melhore sua saúde, principalmente a que se encontra em situação de risco nutricional: desnutrição ou obesidade.

Avanço na metodologia

A principal inovação que o método do Acompanhamento Nutricional, com o IMC, traz é a introdução da medida da altura, feita com a utilização de um instrumento chamado estadiômetro. A altura é um fator crucial para a determinação do estado nutricional, conforme o exemplo abaixo:

Duas crianças com a mesma idade (4 anos) e o mesmo peso (16Kg), quando avaliadas pelo gráfico do índice peso/idade (método indicado pelo Guia do Líder 2007) estarão dentro do peso esperado.

Porém, a primeira criança mede 100cm de altura e a segunda criança mede 93cm. Então, quando calculado o Índice de Massa Corporal (IMC), veremos no gráfico que a segunda criança está na faixa do sobrepeso.

22º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”

A Pastoral da Criança procura orientar todas as famílias a proporcionar uma alimentação saudável e natural para as crianças, principalmente, e também a mudar a dinâmica de alimentação de toda a família para que todos tenham oportunidades de saúde. Hortas caseiras e consumo de produtos regionais são estimulados, pois são mais saudáveis e tem um custo menor.