jornada mundial dos pobres lideres visitando comunidade

Foto:  Acervo da Pastoral da Criança

O sedentarismo infantil é um problema caracterizado pela falta de atividade física regular em crianças. Esta situação está associada a uma série de problemas para a saúde, como obesidade, diabetes, pressão alta, além de impactos no desenvolvimento da criança.

As principais causas do sedentarismo estão relacionadas ao aumento do tempo gasto em aparelhos eletrônicos (celular, tablet, videogame, televisão), à diminuição da atividade física e à falta de espaços seguros para a criança brincar ao ar livre e gastar energia.

Conheça mais sobre esse tema na entrevista a seguir.

 

professora roberta guedes

Professora Taísa Helena Jokinsen, profissional de Educação Física, de Campo Largo, estado do Paraná.

ENTREVISTA COM: Professora Taísa Helena Jokinsen, profissional de Educação Física, de Campo Largo, estado do Paraná.

A criança é sempre vista como alguém muito ativo. Taísa, por que hoje temos sempre mais crianças sedentárias?

A princípio, seria natural que as crianças se movimentassem mais, dada a demanda energética que possuem. Elas têm essa necessidade de brincar, de interagir com outras crianças, de se movimentarem mais. No entanto, devido à falta de segurança, à escassez de locais apropriados para atividades físicas e brincadeiras, e também devido à ascensão tecnológica, observamos um quadro muito diferente do esperado.

Quais são as consequências, ou os efeitos negativos, do sedentarismo nas crianças?

Os efeitos negativos podem aparecer já na infância ou na idade adulta. A criança pode ganhar peso excessivo, perder sua capacidade de movimentar-se livremente e desenvolver baixa autoestima. Pode também se isolar mais, evitando situações em que se sinta constrangida por não ter habilidades motoras comparáveis às de seus amigos ou colegas de escola. Além disso, podem surgir outras doenças, como o diabetes tipo 2, e problemas posturais e osteomusculares que podem persistir na vida adulta. Os hábitos adquiridos na infância tendem a se estender para a vida adulta.

Taísa, quais são suas dicas para as crianças gastarem mais energia?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1699 - 15/04/2024 - Sedentarismo infantil

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Além das aulas de Educação Física já oferecidas nas instituições de ensino, os pais podem buscar outras alternativas. Hoje em dia, existem projetos sociais gratuitos que promovem a prática de algum esporte. Também há escolinhas esportivas dentro do próprio bairro ou condomínio, para aqueles que residem em condomínios. Pode-se mobilizar a comunidade para proporcionar atividades diferenciadas para as crianças. As colônias de férias também são uma opção interessante. Portanto, a ideia é incentivar as crianças a se movimentarem, reduzindo o tempo de exposição às telas, mesmo que vivamos em um mundo cada vez mais tecnológico. É essencial que as crianças estejam em movimento para crescerem saudáveis.

  

Leia a entrevista na íntegra

1699 - 15/04/2024 - Sedentarismo infantil

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.”

A saúde compreende o completo bem-estar físico, mental e social. Ou seja, promover a saúde depende de cada um, do coletivo e das políticas públicas. A Pastoral da Criança conscientiza e trabalha em ações preventivas de saúde e nutrição para melhorar a saúde infantil no Brasil.

Dra. Zilda

“Você transforma o país quando educa as famílias para cuidarem melhor de seus filhos."

Papa Francisco

"Tantas pessoas, ao invés de fazê-los brincar, os fazem escravos: isso é um flagelo. Uma infância serena permite às crianças olhar com confiança para a vida e para o amanhã. Ai de quem nelas sufoca o alegre impulso da esperança."