A forma mais fácil de identificar se um produto é ultraprocessado ou não é olhando a lista de ingredientes nas embalagens dos alimentos. Essa lista, geralmente, fica na parte de trás e em letras pequenas.
O que é preciso observar? Se nesta lista estiver escrito ingredientes ou substâncias com nomes estranhos, que você não conhece ou que não utiliza em sua cozinha, com certeza é um produto ultraprocessado. Alguns desses nomes são: extratos, xaropes, amidos, gorduras isoladas, corantes, aromatizantes, espessantes, umectantes e tantos outros.
Um ponto interessante da lista é que os ingredientes são colocados de forma decrescente em termos de quantidade, ou seja, o primeiro nome que aparece é o ingrediente em maior quantidade no produto. Por exemplo: se um alimento começa sua lista com açúcar, tenha certeza que a maior parte desse produto é composto por esse ingrediente, ou seja, é melhor evitar.
Saiba mais sobre alimentos ultraprocessados na entrevista com Ana Paula Bortoletto, doutora em nutrição e saúde pública e pesquisadora da Cátedra Josué de Castro, de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, da Universidade de São Paulo.
Acesse também o Guia Alimentar para a População Brasileira e o vídeo explicativo do Ministério da Saúde Alimentos ultraprocessados.