Tema: Educação Nutricional

1531

Foto: FreePik

Aproveitar integralmente os alimentos, como o próprio nome já diz, é aproveitar o alimento inteiro. Muitos de nós, já na hora de lavar uma cenoura, retiramos os talos e folhas, a descascamos, jogamos tudo isso fora e aproveitamos só a parte da cenoura descascada, não é mesmo? O aproveitamento integral dos alimentos vem para mudar a forma como preparamos nossas refeições. Depois de saber um pouquinho mais sobre o assunto, será possível utilizar as folhas, os talos e a casca da cenoura, e de muitas outras frutas, verduras e legumes. Com isso, temos a oportunidade de enriquecer a grande maioria dos pratos feitos em casa, como sopas, farofas, tortas doces e salgadas, sucos, saladas, refogados, ensopados, massas de bolos ou pães. Atitude esta que vem ao encontro das mais atuais recomendações sobre alimentação saudável, oriundas do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, o qual enfatiza que a base da alimentação deve vir de alimentos mais naturais e menos processados. Retirando somente as partes que não estão com aparência boa para o consumo e fazendo uma boa higienização, todas as vitaminas, minerais e fibras que acabariam no lixo serão muito bem aproveitadas pelo nosso organismo. Os benefícios serão sentidos com a melhora do sistema digestivo, função intestinal, disposição mental e física, e, sobretudo, com a prevenção de muitas doenças, dentre elas o câncer e a diabetes. Além de contribuir com a nossa saúde e com o nosso bolso, aproveitar integralmente os alimentos é uma atitude sustentável que promove também a saúde de todo o planeta, através de menor quantidade de lixo e gases gerados e menor desperdício. Saiba mais na entrevista de Paula Pizzatto, Nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

O que é o aproveitamento integral dos alimentos?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1531 - Aproveitamento integral dos alimentos - 25/01/2021


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

        

É aproveitar o alimento como um todo, utilizando todas as partes dele, desde a polpa, as folhas, as cascas, talos e, em alguns casos, até as sementes.

Cascas, talos, folhas e sementes, como incluí-los nas receitas?

Existem inúmeras receitas que possibilitam a inclusão destas partes. Muitos bolos podem ser feitos utilizando as cascas, por exemplo, a casca da banana. Cenoura, beterraba, na verdade você deve descascá-las, mas utilizar, fazer uma higienização, e utilizar o alimento todo. Bolos e sobremesa, utilizando as raspas de limão, de laranja. Os talos de legumes podem ser adicionados em tortas salgadas. A gente pode aproveitar a folha da cenoura, a folha da beterraba, as folhas do alho poró. A gente pode fazer refogados, misturar nas saladas, nos sucos, chás. Tem muita receita no Aplicativo da Pastoral da Criança para ajudar justamente a aumentar a possibilidade e as opções para a gente poder utilizar mais os alimentos.

Como a Pastoral da Criança tem orientado as famílias sobre a importância de uma alimentação saudável, especialmente nesse tempo de pandemia?

1431

Paula Pizzato

A Pastoral da Criança, mesmo em tempo de pandemia, consegue estar próximo de suas famílias. Agora com a grande novidade do Aplicativo Visita Domiciliar e Nutrição, que é o Aplicativo da Pastoral da Criança, nós disponibilizamos todas essas informações que foram comentadas aqui na etapa do e-Alimentação, onde os líderes têm essas orientações de hortas caseiras, as receitas com o aproveitamento integral dos alimentos e também uma parte muito importante, nós disponibilizamos as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira, que trabalha com a nova classificação dos alimentos, que recomenda que a base da nossa alimentação seja os alimentos in natura, ou minimamente processados; que a gente utilize com moderação o sal, o açúcar, os óleos, esses ingredientes culinários e que a gente evite ao máximo os alimentos ultraprocessados. Todas essas recomendações estão resumidas, estão disponíveis no Aplicativo da Pastoral da Criança. O Aplicativo está disponível para qualquer pessoa baixar e ter acesso a essas informações para garantir uma alimentação saudável e orientações de qualidade, atuais, que farão a diferença para a saúde de todas as pessoas.

Leia a entrevista na íntegra: 1531 - Aproveitamento integral dos alimentos (.PDF) 

  

1212º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar padrões de produção e consumo sustentável”

A Pastoral da Criança incentiva, através de seus líderes, o cultivo de hortas caseiras em todas as casas e comunidades. Os líderes são treinados e capacitados para ensinar as famílias e as comunidades a cultivar e utilizar uma horta caseira para complementar a alimentação da família de maneira saudável, orgânica e acessível.

Dra. Zilda

“É sempre a arte e a técnica de multiplicar o saber e a solidariedade com muito carinho, porque é isso que todos precisam".”

Papa Francisco

““Este novo estilo de vida consiste em valorizar adequadamente o que a Terra mãe nos dá e terá uma repercussão para toda a humanidade. Contra o desperdício e pela mudança do estilo de vida"”.