jornada mundial dos pobres lideres visitando comunidade

Foto:  Acervo da Pastoral da Criança

Para ter uma alimentação saudável é preciso conhecer os tipos de alimentos, sua forma de processamento e os ingredientes utilizados, assim fica mais fácil fazer melhores escolhas alimentares para a família.

Para ajudar nesse processo, o Ministério da Saúde disponibiliza o Guia Alimentar para a População Brasileira, documento oficial que traz as principais recomendações sobre alimentação e apresenta a classificação dos alimentos em 4 principais categorias: alimentos in natura e minimamente processados, ingredientes culinários, alimentos processados e alimentos ultraprocessados.

Saiba mais sobre o Guia Alimentar na entrevista com Caroline Dalabona, nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

professora roberta guedes

Caroline Dalabona, nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

ENTREVISTA COM: Caroline Dalabona, nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

O que é o Guia alimentar para a população brasileira?

O Guia alimentar é um instrumento publicado pelo Ministério da Saúde, de base científica e que tem o intuito de apoiar e incentivar a promoção da saúde, as práticas alimentares saudáveis e sustentáveis tanto em nível individual como coletivo. Esse Guia também serve para subsidiar a elaboração de políticas, programas e ações voltadas tanto para a saúde como para a segurança alimentar e nutricional da população.

 

Onde é possível encontrar esse Guia? Onde está sendo disponibilizado?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1592 - 28/03/2022 - Guia Alimentar para a População Brasileira

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Esse Guia está sendo disponibilizado no site do Ministério da Saúde. Então, é fácil encontrá-lo na Internet, mas também está disponível no Aplicativo da Pastoral da Criança que qualquer pessoa pode baixar. É só acessar no Play Store o Aplicativo Visita Domiciliar e Nutrição e lá você encontrará no eCapacitação o Guia Alimentar e todas as suas recomendações.

O que contém o Guia alimentar para a população brasileira? Que orientações encontramos nele?

No Guia, a gente encontra diversas recomendações sobre alimentação, mas a principal inovação que o Guia traz é a classificação dos alimentos de acordo com o seu nível de processamento. Ele classifica os alimentos em 4 tipos: alimentos in natura e minimamente processados, que são as frutas, verduras, legumes, arroz, feijão. São os alimentos que praticamente vêm da natureza para a nossa mesa e que passam por mínimos processos; além disso, tem a segunda classificação que são os ingredientes culinários, que é o sal, o açúcar, a gordura, que utilizamos para preparar principalmente os alimentos in natura e minimamente processados; a terceira categoria é dos alimentos processados que são alimentos in natura, como as verduras, os legumes, a carne, mas que passam por um tipo de processamento onde é adicionado sal, açúcar, gordura e por isso eles se tornam processados. A gente pode citar: as conservas, as frutas em calda, os queijos, entre outros; e a quarta categoria é dos alimentos ultraprocessados, que são os alimentos produzidos pela indústria de alimentos que normalmente contêm muito açúcar, gordura, sal e que normalmente têm ingredientes, substâncias químicas que a gente não utiliza em casa, que são os aditivos químicos. Então, essa é a principal inovação do Guia e que a gente precisa conhecer.

Quais são as principais recomendações do Guia para uma alimentação saudável?

Bom, a regra de ouro que o Guia nos traz é “Fazer dos alimentos in natura e minimamente processados a base da nossa alimentação.” Ou seja, a gente deve consumir diariamente esse tipo de alimento. Além disso, utilizar óleos, açúcar, gordura e sal com moderação. Limitar o consumo de alimentos processados e evitar ao máximo o consumo dos alimentos ultraprocessados. Essas são as principais recomendações para uma alimentação saudável.

 

  Leia a entrevista na íntegra: 1592 - 28/03/2022 - Guia Alimentar para a População Brasileira

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.”

Na busca por mais qualidade de vida para crianças, famílias e comunidades brasileiras, a saúde e o bem-estar são fundamentais. Por isso, a Pastoral da Criança conscientiza e promove ações preventivas de saúde e nutrição para melhorar a saúde infantil no Brasil.

Dra. Zilda

“Quando você ensina as mães e famílias a cuidarem melhor dos filhos, você está construindo um mundo melhor, mais justo e fraterno para essas crianças.” 

Papa Francisco

"Desempenha um papel importante a transformação cuidadosa e correta dos sistemas alimentares, que deve estar orientada para que sejam capazes de aumentar a resiliência, fortalecer as economias locais, melhorar a nutrição, reduzir o desperdício de alimentos, oferecer dietas saudáveis, acessíveis para todos, ser ambientalmente sustentável e respeitosas com as culturas locais.”
Papa Francisco, em mensagem enviada ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e aos participantes da Pré-Cúpula sobre Sistemas Alimentares, organizada pela Organização das Nações Unidas, em Roma, de 26 a 28 de julho de 2021.