familia cozinhando na cozinha

Foto: Guia Alimentar para a população brasileira 2017

Conhecer os alimentos que comemos e ter consciência do que compramos é fundamental para termos saúde, não é mesmo? Cada vez mais pessoas buscam ter uma alimentação saudável, baseada em ingredientes e produtos naturais. Afinal, como diz o famoso dito chinês “nós somos o que comemos”.

Mas, como escolher entre a grande variedade de alimentos de origem vegetal, animal, in natura ou minimamente processados que existem nos mercados e feiras? Em quais aspectos devemos prestar atenção na hora da compra e como saber se estamos mesmo tendo uma alimentação saudável?

Para saber mais sobre a escolha dos alimentos vamos conversar com a Maria Moscatelli, nutricionista da coordenação nacional da Pastoral da Criança.

marcia moscatelli

Márcia Moscatelli - Nutricionista da Pastoral da Criança

O Ministério da Saúde classifica os alimentos em 4 categorias, explica para a gente quais são essas categorias e que alimentos contêm em cada uma?

A primeira categoria são os alimentos in natura ou minimamente processados, eles podem ser obtidos diretamente das plantas ou de animais, alguns exemplos são os legumes, verduras, frutas e as carnes. Nessa mesma categoria temos os minimamente processados, que são alimentos que passaram por algum processo de limpeza, de pasteurização, secagem ou moagem e podem ter sido embalados, mas sem ocorrer nenhuma adição de substância neles, por exemplo o arroz e o feijão que a gente compra tanto a granel quanto no pacotinho do mercado,eles são minimamente processados.

A segunda categoria que nós temos são dos óleos, gorduras, sal e açúcar. São ingredientes que em pequenas quantidades eles podem ser utilizados para temperar e cozinhar os alimentos in natura ou minimamente processados.

A terceira categoria são os alimentos processados, esses são fabricados pela indústria com a adição de açúcar ou com outras substâncias, para tornar o alimento in natura ou minimamente processado mais duráveis e saborosos. Alguns exemplos são: alimentos em conserva, as frutas em calda, queijos, carnes defumadas e alguns tipos de pães.

A quarta e última categoria são os alimentos ultraprocessados. Nesses casos, já é bem difícil reconhecer o alimento de origem, porque ele passou por uma fábrica, geralmente de grande porte e teve a adição de várias substâncias e de muitos ingredientes. Nessa categoria estão incluído os biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerante, macarrão instantâneo, temperos prontos, hambúrguer, extratos de carne, peixe empanado ou salsichas.

rotulagem dos alimentos: in natura e processado

O novo guia alimentar para a população brasileira 2017 sugere que a base da nossa alimentação seja feita com alimentos in natura ou minimamente processados, quais são as vantagens desses alimentos?

Nós precisamos combinar pequenas quantidades de alimentos de origem animal com alimentos de origem vegetal para ter uma alimentação nutricionalmente completa e ter um bom estado de saúde.

Quais são os melhores lugares para comprar os alimentos in natura e que cuidados devemos ter para adquiri-los?

Esses alimentos devem ser adquiridos em locais que se apresentem limpos e organizados, que ofereça opções de boa qualidade e bom estado de conservação. Como em feiras livres, feiras de produtores, os chamados sacolões ou varejões. Uma outra opção bem interessante é você plantar o próprio alimento em hortas caseiras ou comunitárias.

Que cuidados precisamos ter quando lidamos com alimentos?

Lavar as mãos ao manipular os alimentos, evitar tossir ou espirrar sobre eles, evitar consumir carnes e ovos crus, higienizar as frutas e verduras com água corrente e cuidar também da higiene do ambiente, sempre mantendo a cozinha limpa e organizada. Devemos lembrar que os alimentos que estragam com a maior facilidade e os alimentos preparados que podem ser utilizados na próxima refeição, devem ser mantidos na geladeira por exemplo a carne, o ovo, o leite, as frutas e verduras.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1364 - Entrevista com Márcia Moscatelli - Rotulagem de alimentos (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1364 - Rotulagem de alimentos

Sul
 
Norte