Encarar o desafio de avançar na pastoral de conjunto tem sido uma constante da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), porque, como diz o padre Francisco de Aquino Júnior, em seu livro Pastoral Social - dimensão socioestrutural da caridade “...é que cada Pastoral Social tem um mundo de desafios, seja ligado aos camponeses, aos indígenas, à população de rua, às mulheres, aos negros, aos encarcerados, às crianças… Cada uma dessas pastorais tem uma quantidade tão grande de desafios que as vezes há uma dificuldade de perceber que no enfrentamente desses desafios, se enfrenta com ações conjuntas”. A força da ação missionária das pastorais sociais está na luta pela transformação da sociedade, buscando sempre a garantia dos direitos das pessoas e, com isso, sua dignidade, seja no campo, seja na cidade. A Pastoral da Criança quer e vem fazendo o exercício de iniciativas conjuntas com outras pastorais, como já aconteceu com a Pastoral Carcerária, Pastoral dos Nômades e, atualmente,acontece com a Pastoral da Saúde do Regional Sul 1, na área de articuladores de saúde. A exemplo da nossa fé, que é baseada nas três pessoas da Santíssima Trindade, a Pastoral da Saúde está fundamentada sobre três dimensões, ou seja, três bases que caminham unidas para ajudar o enfermo e sua família. Para entender sobre a missão e atuação da Pastoral da Saúde, que tem como patrono São Camilo de Lellis, santo comemorado em 14 de julho, veja a entrevista com José Gimenes, Coordenador da Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 - São Paulo.
Qual é a missão da Pastoral da Saúde?
A missão da Pastoral da Saúde é evangelizar com ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres, enfermos e sofredores. Para tanto, a Pastoral da Saúde é dividida em três dimensões: a primeira, sendo a dimensão solidária, que busca a vivência e a presença samaritana junto aos doentes, sofredores nos hospitais, residências e comunidades. Na segunda dimensão, a comunitária, também chamada preventiva, nós visamos implementar ações de prevenção, da promoção de saúde, se relacionando com instituições da área de saúde pública e desenvolvendo projetos que providenciam a saúde. E na terceira dimensão, nós trabalhamos com as políticas públicas em saúde.
Quais são as ações de atuação da Pastoral da Saúde além da visita aos enfermos?
Programa de rádio Viva a Vida
1555 - 12/07/2021 - Missão da Pastoral da Saúde nas Políticas Públicas
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Além das visitas aos enfermos, nós atuamos de forma bastante incisiva nos Conselhos de Saúde nos municípios, onde há a necessidade de ter uma intervenção para a promoção da saúde. Procuramos sempre estar próximos das políticas públicas, defendendo sempre os direitos do nosso povo brasileiro.
O Patrono da Pastoral da Saúde é São Camilo de Lellis. Como esse santo inspira os agentes da Pastoral da Saúde?
São Camilo, há muitos anos, ele e seus seguidores conseguiram formar uma legião de pessoas que vivenciaram como Pastoral da Saúde aqueles que necessitavam. Então, São Camilo foi um santo que realmente inspirou com muita sabedoria a caminhada e conosco caminha ainda todos os dias.
O que vocês fazem na questão do Controle Social?
A Pastoral da Saúde tem mais uma vertente que é justamente na terceira dimensão quando nós atuamos como controle social perante os Conselhos de Saúde, como defensores de uma política pública em saúde junto do município, junto da sociedade. A nossa bandeira é a defesa do SUS, o Sistema Único de Saúde; e nós, como usuários do SUS, fazemos sempre essa defesa nesta caminhada do controle social, na defesa por uma saúde plena ao povo.
José Gimenes
O que une a Pastoral da Saúde à Pastoral da Criança?
A Pastoral da Criança caminha maravilhosamente bem desde a concepção junto aos cuidados com a gestante até a criança completar seis anos de idade. A Pastoral da Saúde vem completar o ciclo de vida, ou seja, dos seis anos até o último suspiro. Caminhamos juntas, com o objetivo de propiciar ao ser humano uma saúde de qualidade. Por isso, somos duas pastorais que caminham de braços dados na defesa dos SUS, Sistema Único de Saúde, por uma saúde pública, inclusiva e integral.
Leia a entrevista na íntegra: 1555 - Missão da Pastoral da Saúde nas Políticas Públicas (.PDF)
17º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”
Parcerias são essenciais para atingirmos os nossos objetivos, afinal juntos nós vamos mais longe! Por isso, os voluntários da Pastoral da Criança buscam parceiros das mais diversas áreas sempre pensando no melhor para as gestantes e crianças, um exemplo é a articulação com os agentes da Pastoral da Saúde.
Papa Francisco
"Não servem as propostas místicas desprovidas de um vigoroso compromisso social e missionário, nem os discursos e ações sociais e pastorais sem uma espiritualidade que transforme o coração”