A obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças, tanto na infância como na vida adulta. Interromper o aumento da obesidade é muito importante para melhorar a saúde e o bem-estar da criança. Por isso, é preciso proteger, promover e apoiar o aleitamento materno, que reduz o risco de sobrepeso e obesidade nas crianças.

É importante que desde os seis meses, quando se inicia a alimentação complementar, se acostume a criança a comer frutas, verduras e legumes. É preciso evitar oferecer doces, refrigerantes, frituras e alimentos gordurosos como batata frita, salgadinhos de pacote e outros, mas é preciso falar que tudo isso deve ser feito com orientação médica.

Só os profissionais de saúde podem orientar sobre a melhor alimentação e atividades físicas, dependendo da necessidade de cada criança.

Lembre-se: a prevenção e os cuidados com a saúde na primeira infância, assim como o incentivo aos hábitos alimentares saudáveis, podem fazer a diferença e definir como será a saúde de seu filho no futuro.