Meus amigos, essa é uma questão para a qual eu chamo a atenção de cada um de vocês. Quantas doenças poderiam ser prevenidas se houvesse um pouco mais de cuidado com os alimentos. Por exemplo, tudo tem prazo de validade. Até o ovo. Já vi muitas famílias dar iogurte para crianças, mas nem olharem se a data venceu. E aí vem diarreia e outros problemas gastrointestinais.
Precisa ver também a questão da higiene na preparação e conservação desses alimentos. Então, cuidar muito da limpeza do local onde os alimentos são preparados. Evitar moscas e insetos em cima das comidas. Lavar bem as mãos antes de preparar os alimentos e antes de comer. Lavar as mãos das crianças. E ficar de olho na qualidade: verificar se o alimento não está estragado e olhar a data que vence. Com atitudes simples, podemos prevenir muitas doenças provocadas pelo consumo de alimentos estragados. Alimento é saúde e saúde é vida!
Um abraço carinhoso,
Ir. Veneranda Alencar
Irmãs Missionárias de Santa Teresinha (IMST)
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança
Esse é o assunto do tema dessa semana, com entrevista da nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, Paula Pizzatto. Caso não tenha lido, é só clicar aqui.