colher-do-soro-caseiro-da-pastoral-da-crianca

Água: fonte de vida e saúde!

O Brasil é um país tão rico onde infelizmente ainda vivem milhões de pessoas em estado de grande miséria. Nas áreas pobres do país, nos grandes bolsões de pobreza, segundo o UNICEF, a cada 100 mil crianças menores de cinco anos morre por causas que poderiam ser facilmente prevenidas.

A diarreia ainda mata cerca de 3 milhões de crianças nos países em desenvolvimento, de acordo com dados da  Organização Mundial de Saúde (OMS).  A desidratação pode levar à morte devido a perda de água, sais minerais e potássio. Quando cuidadas adequadamente, a maior parte das crianças com diarreia evolui sem desidratação e, dentre aquelas que desidratam, 95% podem ser reidratadas por via oral. O soro caseiro é a maneira mais rápida de evitar a desidratação em adultos e crianças.

O Soro Caseiro na Pastoral da Criança

No início da Pastoral da Criança, a desnutrição, a fome e a desidratação eram as principais causas de mortes infantis. Para reverter esse quadro, a Pastoral da Criança adotou o uso do Soro Caseiro e dos sais de reidratação oral.

SAIBA MAIS

Cuidados com a saúde no Verão

Desidratação

O soro caseiro é feito com água, sal e açúcar. O soro deve ser oferecido para prevenir a desidratação ou nos sintomas iniciais dela. A missão do líder da Pastoral da Criança não é só dar informação para a família acompanhada, é muito importante estar ao lado da mãe até que ela tenha confiança no Soro Caseiro. Além de ensinar os pais a fazer o soro caseiro, é preciso orientá-los a oferecer o soro sempre e em pequenas quantidades, observando os sinais de melhora.

Para evitar erros nas quantidades, a Pastoral da Criança utiliza uma colher-medida para o preparo. As colheres são distribuídas gratuitamente para as famílias, com crianças e gestantes, acompanhadas pela Pastoral da Criança no Brasil e nos demais 21 países em que a Pastoral da Criança atua.

como-preparar-o-soro-caseiro-da-pastoral-da-crianca

Colher-medida do Soro Caseiro

A colher-medida do Soro Caseiro, adotada pela Pastoral da Criança, é plástica, com as medidas exatas de sal e açúcar, que devem ser adicionadas a um copo de 200ml de água limpa.

O preparo do Soro Caseiro leva duas medidas de açúcar e uma de sal.

Faça aqui para fazer download deste vídeo 

Importante: o soro deve ser oferecido com colher ou no copo, e a quantidade feita deve ser tomada dentro de 24 horas. Se for necessário tomar soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita a cada dia.