meioambiente1549

Foto: Guia Alimentar para a população Brasileira

Será que na educação alimentar de uma criança a palavra vale mais do que a atitude? Se no momento da refeição, todos à mesa comem pizza e os pais orientam a criança a comer um prato de comida colorida e saudável, com muita salada, legumes, arroz e feijão, o que acontece? O momento da alimentação de uma criança é um constante aprendizado. No assunto desta semana abordaremos como o comportamento dos adultos influencia as escolhas e os hábitos alimentares das crianças. O que deve ser feito diante da recusa da criança a uma refeição ou a um certo alimento? Seria indicado puni-la, oferecer uma recompensa, forçá-la a comer? Veremos a importância da rotina, de manter a harmonia no ambiente, planejar o cardápio, demonstrar, ensinar, ser exemplo! Durante a pandemia, o número de crianças com excesso de peso aumentou. É preciso que os pais adaptem certos pontos relacionados à alimentação, saúde e bem estar devido à nova rotina. Saiba mais na entrevista com a nutricionista da Pastoral da Criança, Paula Pizzatto.

Por que as crianças estão comendo mais durante a pandemia?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1553 - 28/06/2021 - Alimentação Infantil - Importância do comportamento dos adultos


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Sim, nós temos dados que mostram que durante a pandemia houve um aumento no número de crianças com excesso de peso. As crianças estão mais dentro de casa, saindo menos para brincar e assistindo mais televisão. Estão passando muito tempo em frente às telas, como o celular, por exemplo. E, por esse motivo, é importante que quem está dentro de casa, os adultos, se atentem à alimentação que é oferecida para as crianças, porque é muito comum que quando a gente passa muito tempo dentro de casa a gente coma fora dos horários, faça lanchinhos. E, especialmente, o cuidado do que ofertar para a criança. Também foi visto que durante a pandemia aumentou ao redor de 200% os “deliveries”. Então, isso indica que as pessoas estão fazendo pedidos de comida pronta e cozinhando menos.

Qual é a importância do comportamento alimentar saudável dos adultos?

O comportamento dos adultos é o exemplo. Então, a criança imita. O que ela vê os pais ou os adultos comendo, ela vai querer comer. Se a gente quer que o nosso filho coma arroz, feijão, salada e legumes, é importante que todos comam essa refeição, que seria a mesma da criança, porque a família toda é responsável pela criação de hábitos da criança.

Quais são os comportamentos dos pais que podem prejudicar a educação alimentar da criança?

veroni medeiros

Paula Pizzatto

A hora da alimentação precisa ser tranquila. Não é ideal querer que a criança aprenda a comer num ambiente barulhento, com pessoas brigando, por exemplo, ou colocar a criança em frente à TV, porque ela não vai prestar atenção na alimentação. E a alimentação de uma criança é um momento educativo. É importante que os pais não briguem ou ameacem as crianças dizendo que precisa raspar o prato, que não sai da mesa enquanto não comer tudo, ou não vai ganhar sobremesa. Esse tipo de chantagem e ameaça não é educativo. Os pais devem evitar ao máximo fazer esse tipo de coisa. É necessário paciência e ficar atento aos sinais de fome e saciedade da criança. Sempre quando a criança recusar um alimento, ao invés de forçar a criança a comer, o adulto precisa preparar o alimento de outras maneiras, oferecer de formas diferentes, preparação diferente, para ela aceitar, em um outro dia. Outro detalhe importante é não substituir as principais refeições por lanches. Quando a criança recusar o almoço, não se deve dar para ela um copo de leite com algum achocolatado, ou um sanduíche, porque ela vai aprender que se ela recusar o almoço ela vai ganhar outro tipo de alimento que, às vezes, para ela é mais interessante.

Por que é importante cozinhar em família?

Cozinhar em família é a maneira que a gente passa, de geração em geração, o que a gente aprendeu com as nossas mães, com as nossas avós. E as crianças, os nossos filhos, irão aprender. É um ato cultural que envolve tradição. E, além disso, o ato de alimentar-se envolve vários aspectos. São várias etapas e todos esses momentos levam os pais a pensarem o que é melhor para a sua família. Quando a gente cozinha em casa, a gente conhece todos os ingredientes que está colocando na comida. A criança tem a chance de participar, ela vai querer ajudar a gente na cozinha, observar tudo o que estamos fazendo, sendo muito mais fácil aceitar a comida que ela mesma ajudou a preparar.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1553 - Alimentação Infantil - Importância do comportamento dos adultos (.PDF) 

 

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”

Por meio das visitas domiciliares e encontros com as famílias, os líderes voluntários da Pastoral da Criança orientam as mães e os pais, sobre saúde, nutrição, alimentação e hortas caseiras, aspectos essenciais para que as crianças se desenvolvam plenamente.

Dra. Zilda

“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.”

Papa Francisco

"O primeiro lugar, e o mais importante, para transmitir a fé é o lar, através do exemplo calmo e diário de pais que amam o Senhor e confiam na sua palavra