Alimentaçao 2ResultadoEles devem dar o exemplo. O exemplo dos pais faz com que as crianças se sintam estimuladas a se alimentarem de forma saudável. Os pais devem envolver as crianças desde a escolha dos alimentos no supermercado até a preparação da refeição. Eles devem ter sempre uma atitude positiva com as crianças. É preciso elogiar o que as crianças comem e não cobrar o que elas não comem. A hora da refeição deve ser tranquila, sem discussões, sem brigas, sem televisão ligada e celular na mão.

As crianças precisam se concentrar no que estão comendo para poder sentir o sabor dos alimentos.As crianças aprendem vendo como os pais fazem. Se os pais não comem um alimento, porque não gostam, eles não podem obrigar a criança a comer esse alimento. O exemplo é tudo. A Pastoral da Criança se preocupa muito com a alimentação saudável e, por isso, desenvolve um grande projeto nas comunidades: que é o acompanhamento nutricional das crianças, com o objetivo de identificar as crianças desnutridas e ao mesmo tempo prevenir a obesidade.   

Um abraço carinhoso,

Irmã Veneranda da Silva Alencar

Irmãs Missionárias de Santa Teresinha 

Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

 

Caso ainda não tenha lido ou ouvido, saiba mais na entrevista com a nutricionista da Pastoral da Criança, Paula Pizzatto, clicando aqui.