Formação para novos líderes em Salete, Santa Catarina.
Milhares de pessoas de todo o Brasil se reuniram na Arena da Baixada, em janeiro, para celebrar o trabalho da Pastoral da Criança e se comprometer para uma infância com vida plena. Outras milhares acompanharam de suas casas, através da televisão, a Celebração Dra. Zilda - Vida Plena para todas as crianças. Este ano, o tradicional calendário da Pastoral da Criança, contava com um espaço para que cada pessoa pudesse escrever seus compromissos pessoais, e outros, em formato de cartazes, foram enviados para que dioceses e paróquias pudessem escrever suas metas. A intenção é que todos possam acompanhar ao longo do ano se os compromissos estavam sendo cumpridos.
Atores, autoridades, especialistas, pesquisadores e voluntários se reúnem em nome da promoção da vida plena para todas as crianças
Durante a cerimônia de abertura da Celebração Dra. Zilda, as autoridades e os voluntários presentes reafirmaram seus compromissos com a causa da infância. Nos últimos 20 anos, o Brasil reduziu em 77% a mortalidade de crianças menores de cinco anos, um dos maiores percentuais de queda do mundo. Também diminuíram a incidência da desnutrição e de infecções, com o acesso ao sistema de saúde universalizado. Porém, outros problemas estão presentes, o Brasil é um dos 12 países mais desiguais, e os pobres, em especial as crianças, são os que mais sofrem as consequências dessa desigualdade. Como a Dra. Zilda Arns Neumann dizia: “Há muito o que se fazer, porque a desigualdade social é grande. Os esforços que estão sendo feitos precisam ser valorizados para que gerem outros ainda maiores”.