Celbra vida plena para todas as criancasAtores, autoridades, especialistas, pesquisadores e voluntários se reúnem em nome da promoção da vida plena para todas as crianças

A celebração em homenagem à Dra. Zilda Arns Neumann, no quinto ano de seu falecimento, reuniu autoridades e personalidades de todo o Brasil. Na abertura do evento, apresentado pelos atores Vera Holtz, Luis Melo e Fernanda Machado, estiveram presentes a ministra de estado, chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti; a secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes; o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o secretário de assuntos estratégicos do Governo do Estado do Paraná, Flávio Arns; a representante adjunta do Unicef Brasil, Esperanza Vives; o diretor geral da Itaipu, Jorge Miguel Samek; o diretor executivo do Banco HSBC, Paulo Steiner; e a representante da Fundação Vale, Lívia Piazzarollo Zandonadi. Além de vereadores do município de Curitiba e deputados estaduais do Paraná.

 
Os atores, com a participação de membros da Pastoral da Criança, como a coordenadora nacional Irmã Vera Lúcia Altoé e o coordenador adjunto, Nelson Arns Neumann, apresentaram um panorama da situação da infância no Brasil. Eles enfatizaram que nas últimas décadas os indicadores de mortalidade infantil e desnutrição melhoraram significativamente, mas que ainda há muitos desafios a serem enfrentados, como a desigualdade de renda; a má nutrição; a obesidade; o baixo peso ao nascer; e a alta mortalidade materna.

A celebração eucarística foi realizada por Dom Geraldo Majella Agnelo, fundador da Pastoral da Criança, Dom Aldo di Cillo Pagotto, atual presidente do Conselho da Pastoral da Criança, Dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Associação Evangelizar é Preciso. Estiveram presentes mais de 30 autoridades eclesiásticas, de todas as regiões do Brasil. O momento evidenciou a fé e a mobilização dos voluntários e das autoridades em torno da promoção do desenvolvimento pleno das crianças brasileiras e do mundo.

O evento de compromisso com a criança é uma demonstração da situação da infância brasileira e de compromissos dos participantes para que todas as crianças tenham oportunidades para alcançar a Vida Plena. Reforçando as orientações que os líderes passam às famílias nas comunidades, Dr. Nelson Arns Neumann falou da importância do livre brincar para o desenvolvimento da autonomia das crianças e também da importância dos primeiros mil dias de vida e o acompanhamento das gestantes feito pelos voluntários da Pastoral da Criança.

Esperanza Vives, representante adjunta do Unicef no Brasil, afirmou o compromisso de todos para que as crianças tenham saúde, paz e amor, respeitando seus direitos. Flávio Arns, secretário de assuntos estratégicos do Governo do Estado do Paraná, falou do comprometimento de todos os presentes com as crianças: “Vamos fazer com que esse compromisso de vida plena para todas as crianças seja permanente. Isso deve ser assumido por todos nós juntos. Como a tia Zilda falava: temos que acreditar, mas também temos que trabalhar”, diz.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, com muita alegria e entusiasmo deu as boas vindas a todos os convidados que vieram de outros locais do país. “A grande homenagem que Curitiba pode fazer é assumir compromissos. O primeiro é reduzir em 30% os índices de obesidade infantil e aumentar em 30% as vagas na educação infantil e acolher as crianças haitianas”, afirmou.

A representante da presidência da república, Ideli Salvatti, declarou: “Em nome da presidenta Dilma, eu quero agradecer ao trabalho voluntário que vocês realizam, unindo esforços aos governos para reduzir a mortalidade infantil e garantir melhores condições para nossas crianças”. Paulo Steiner, diretor executivo do Banco HSBC, reinteirou o compromisso da empresa: “Assumimos o compromisso com o investimento social nas comunidades para que conquistemos vida plena de nossas crianças”. Para finalizar o momento, o padre Reginaldo Manzotti propôs que todos os presentes repetissem juntos: “Eu me comprometo com a vida plena para todas as crianças”. Após a abertura da Celebração, as autoridades eclesiásticas presentes realizaram a santa missa.