No dia que marca o quinto ano de falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann, teve início o Congresso Nacional da Pastoral da Criança 2015. De 12 a 15 de janeiro, cerca de 500 pessoas - entre coordenadores de estado, de núcleo e de setor (ligados às dioceses), padres assessores e até convidados internacionais - estão reunidas para trocar experiências, sugestões e estratégias para melhorar cada vez mais a atuação da instituição.

Oficina esclarece dúvidas sobre os recursos financeiros
As atividades do Congresso estão sendo realizadas em Curitiba (PR), nas dependências da sede nacional da Pastoral da Criança, do Museu da Vida e em salas do Colégio Estadual Professor Guido Straube (também localizado na Rua Jacarezinho - Mercês). Para garantir a acolhida característica da Pastoral da Criança e a atenção dedicada aos participantes, estes são divididos em grupos e podem aproveitar para esclarecer dúvidas e compartilhar exemplos.
Conhecimento e espiritualidade
A programação é formada por oficinas com os seguintes temas: novo Guia do Líder (apresentação das mudanças e atualizações incorporadas ao material que serve de base para os voluntários que exercem sua missão nas comunidades); Acompanhamento Nutricional (explicação sobre o que é esta ação, sua metodologia e equipamentos necessários); Diagnóstico e Plano de Ação (como gerir e conquistar mais recursos e colaboradores); Financeiro (Conselho Econômico, nova forma e liberação de recursos e prestação de contas); Vocações e atuações dos leigos e Campanha da Fraternidade 2015 (ação social da Igreja Católica no Brasil, sociedade brasileira atual e seus desafios).
O Congresso também é composto por momentos de espiritualidade, contando com celebrações eucarísticas em todos os dias e uma dinâmica de “envio dos participantes”, simbolizando a renovação das forças e do conhecimento para colocar os aprendizados em prática, em suas comunidades.
Durante a semana, haverá ainda a Assembleia Geral da Pastoral da Criança, momento de avaliar e planejar os próximos passos da instituição, incluindo os compromissos assumidos publicamente na Celebração Dra. Zilda, no último sábado (10 de janeiro).