Acervo da Pastoral da Criança
Uma mulher de coragem! Dra. Zilda viveu para defender e promover as crianças, gestantes e idosos, construir uma sociedade mais justa, fraterna, com menos doenças e sofrimento humano.
Morreu dia 12 de janeiro de 2010 no terremoto que devastou o Haiti. Neste mesmo dia discursou sobre como salvar vidas com medidas simples, educativas e preventivas. Fez o que sempre falou: congregar mais pessoas para se unirem na busca de “vida em abundância” para crianças e gestantes pobres.
Dom José da Silva Chaves, Bispo Emérito da Diocese de Uruaçu, estado de Goiás
ENTREVISTA COM: Dom José da Silva Chaves, Bispo Emérito da Diocese de Uruaçu, estado de Goiás
Qual é a sua mensagem para os líderes e famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança?
A mensagem que eu posso dar é justamente essa: coragem, ânimo. Perseverem nessa Pastoral. É um trabalho de fé, a fé gera esperança, a fé gera confiança. E vocês devem ter essa esperança de melhorar sempre o mundo. A Pastoral da Criança é baseada na fé, uma fé viva, uma fé forte, sem a fé e, sem as obras, nossa fé não funciona.
A força transformadora na Pastoral da Criança é o trabalho voluntário. Por isso, hoje, temos um presente especial para você. Vamos resgatar aqui a voz, a mensagem e as orientações da própria Dra. Zilda Arns Neumann.
“Saúdo a todos os que trabalham na Pastoral da Criança. Parabéns a todos! E é tão bonito a gente ver tantas pessoas tirarem o tempo que elas têm de si para se dedicar a melhorar o mundo, cuidando bem das crianças pequenas, porque delas depende o futuro”.
Teresinha Lima Silva, voluntária da Pastoral da Criança, da Arquidiocese de Goiânia, estado de Goiás
ENTREVISTA COM: Teresinha Lima Silva, voluntária da Pastoral da Criança, da Arquidiocese de Goiânia, estado de Goiás.
Na missão da Pastoral da Criança, a Dra. Zilda sempre buscou acompanhar as mudanças próprias de cada tempo. E hoje, como vocês fazem isso?
Hoje, a tecnologia está muito forte e a gente procura sempre se adaptar, porque vem da economia de tempo, do desperdício de papel, nada disso teria se não fosse o Aplicativo hoje, que a gente usa para fazer o nosso trabalho.
E vamos trazer à memória mais uma mensagem da Dra. Zilda Arns Neumann sobre como devem trabalhar os líderes da Pastoral da Criança.
“Como Jesus nos ensinou na multiplicação dos peixes e pães, também os líderes comunitários da Pastoral da Criança do Brasil e dos outros países partilham o conhecimento sobre ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania dentro do espírito de fé e vida para saberem cuidar melhor de seus filhos”.
Programa de rádio Viva a Vida 1670 - 25/09/2023 - Dra. Zilda
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
A solidariedade sempre foi um marco na missão da Pastoral da Criança. Por isso, vamos ouvir o que dizia a Dra. Zilda sobre a solidariedade e o saber.
“Bom, eu diria que a solidariedade é uma palavra poderosa. Quando a gente faz o bem para alguma pessoa parece que aquele bem volta para a gente. A Pastoral da Criança ela multiplica o saber e multiplica a solidariedade e o amor. E a Pastoral da Criança faz isso. Isso é o amor da solidariedade”.
Leia a entrevista na íntegra
1670 - 25/09/2023 - Dra. Zilda (.PDF)
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”
É momento de lembrar ainda mais do legado da Dra Zilda Arns Neumann.
Zilda fundou a Pastoral da Criança com a missão de levar vida em abundância, além de garantir a saúde e o desenvolvimento integral de gestantes, crianças e suas famílias. Ela será sempre lembrada por sua luta, solidariedade e bondade. Exemplo de compaixão e amor ao próximo!
Dra. Zilda
“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.“
Papa Francisco
Os pobres são pessoas, tem rosto, uma história,coração e alma. “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar” Tobias 4,7 Segundo o Papa, "esta recomendação nos ajuda a compreender a essência do nosso testemunho".