Formação para novos líderes em Salete, Santa Catarina.
Milhares de pessoas de todo o Brasil se reuniram na Arena da Baixada, em janeiro, para celebrar o trabalho da Pastoral da Criança e se comprometer para uma infância com vida plena. Outras milhares acompanharam de suas casas, através da televisão, a Celebração Dra. Zilda - Vida Plena para todas as crianças. Este ano, o tradicional calendário da Pastoral da Criança, contava com um espaço para que cada pessoa pudesse escrever seus compromissos pessoais, e outros, em formato de cartazes, foram enviados para que dioceses e paróquias pudessem escrever suas metas. A intenção é que todos possam acompanhar ao longo do ano se os compromissos estavam sendo cumpridos.
Três meses depois, já é possível verificar os resultados desse comprometimento. “O meu ramo aqui em Uberaba também já sofreu, andou devagar, mas graças a Deus, e a todos voluntários, estamos caminhando”, conta Eliana Mendonça, da equipe da coordenação da Pastoral da Criança na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Uberaba, Minas Gerais. Uma das metas assumidas pela equipe da Pastoral da Criança no município era exatamente animar os voluntários. Eliana conta que as capacitações e visitas nas comunidades do padre assessor e da coordenação do setor são um estímulo para os líderes que se reflete em todo o trabalho pastoral. “Antes poucas mães compareciam às Celebrações da Vida, agora está tendo uma volta muito boa, o convite está sendo aceito”, comenta.
Líderes celebram metas cumpridas antes do prazo
Dra. Zilda
“Quando vejo, depois de anos de intenso trabalho, como a Pastoral da Criança se expandiu, como formou uma rede de solidariedade, como formou uma verdadeira família, acredito sempre mais no amor de Deus por nós, em sua sabedoria e graça ao conduzir tão bem a Pastoral da Criança”.
Papa Francisco
“Dar assistência aos pobres é coisa boa e necessária, mas não é suficiente. Encorajo-vos a multiplicar os vossos esforços no campo da promoção humana, de modo que cada homem e cada mulher possa conhecer a alegria que deriva da dignidade de ganhar o pão de cada dia, sustentando assim a própria família”.
A maior parte das comunidades assumiu como compromissos as metas anuais que são da rotina da Pastoral da Criança, como capacitar novos líderes, aumentar o número de crianças acompanhadas e ajudar comunidades com dificuldades. Entretanto, após o evento, em algumas comunidades, os objetivos estão sendo alcançados antes do prazo, o que motiva ainda mais cada comunidade a assumir e alcançar seus propósitos. Os coordenadores de paróquias e dioceses contam inclusive que há Pastoral da Criança iniciando em algumas paróquias, e sendo reativada em outras.
Em Moreilândia, estado de Pernambuco, a coordenadora da Paróquia Santa Terezinha tem percebido uma motivação maior dos líderes desde início do ano. Isso foi verificado através das metas que estão todas sendo cumpridas antes do prazo. A ação de Acompanhamento Nutricional foi implantado em cinco comunidades, desde então, e o grupo tem buscado mais gestantes e crianças para serem acompanhadas. “Tenho percebido que no mês de janeiro já teve um aumento de crianças”, afirma. Segundo ela, o entusiasmo dos líderes é percebido nas reuniões, na organização do trabalho e, de forma geral, na participação deles nas ações.
“Continuar a missão”
Para a coordenadora da Paróquia Imaculdada Conceição, em Salete, estado de Santa Catarina, Osnilda Kniess Inácio, a Celebração Dra. Zilda foi essencial para inspirar e conseguir novos líderes. “Depois do dia 10 de janeiro, muitas pessoas vieram querendo ser voluntários da Pastoral da Criança para continuar a missão que a Dra. Zilda começou com tanto amor”, conta. Desde fevereiro, foram realizadas duas capacitações do Guia do Líder, e uma terceira deve acontecer em breve. 27 pessoas foram capacitadas, um número maior que a média de líderes atuantes em 2014. No total, o município, que possui apenas uma paróquia, agora tem mais de 50 líderes.
Mesmo por telefone era possível perceber o entusiasmo e satisfação de Osnilda. “Era muito difícil conseguir líder. Com a Celebração passando na televisão, eles viram o trabalho da Dra. Zilda e vieram para continuar o que ela iniciou”, relata. O aumento de líderes foi essencial para que a comunidade conseguisse cumprir suas metas, como cadastrar todas as gestantes do município, que possui cerca de sete mil habitantes. Outro compromisso que está sendo cumprido é a formação continuada para gestantes. Mensalmente, durante oito meses, as mães participam de palestras com líderes, médicos, dentistas, nutricionistas, enfermeiros e outros especialistas, e conhecem a importância dos primeiros mil dias de vida, da alimentação saudável e do parto normal, por exemplo.
Com o aumento de líderes, também está sendo ampliado o acompanhamento das crianças. A líder indica que já são cerca de 600 crianças que recebem a visita dos voluntários, mensalmente, em suas casas. São os líderes mais novos que saem para a rua. “Há voluntários que estão há mais de 20 anos. São senhoras mais idosas que fazem mais trabalho com gestantes, no curso. Mas as novas líderes estão adorando o trabalho”, relata.
Que assim como aconteceu em Salete, o exemplo de perseverança e amor de Dra. Zilda e de todos os líderes pela Pastoral da Criança motive mais pessoas a assumir essa ação. E que o sorriso de cada criança acompanhada e a cada nascimento, os atuais líderes continuem sentindo-se motivados a continuar essa missão.