1336 dia das maes outros assuntos

Foto: Gris Guerra

“Ser mãe é dádiva de Deus, é tocar o céu,
Ser mãe é o maior presente, é ganhar o maior dos troféus”
(Adriana Arydes).

Celebramos, no mês de maio, o Dia das Mães. É uma data especial, em que celebramos o carinho daquela que coopera com a ternura maior e infinita de Deus. Lembramos aquela que foi escolhida para ser a mãe do Senhor Jesus, modelo de mulher crente, obediente à palavra de Deus e que, em sua liberdade, aceita o plano divino, que é sempre de tornar o homem e a mulher felizes.

Com certeza, os nossos sentimentos são de gratidão, de louvor e de festa pelas mães. É preciso amar estes seres que doam vida, que se sacrificam, que suportam dores, que manifestam suas preocupações e que rezam constantemente para que o futuro dos filhos seja promissor. Neste sentido, como não rezar, agradecer e parabenizar as mães e líderes da nossa querida e amada Pastoral da Criança, que no dia a dia levam esperança e muita alegria às famílias nas visitas domiciliares?

irma veneranda

Irmã Veneranda Alencar - Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

O líder comunitário da Pastoral da Criança é a verdadeira imagem da fé, da esperança e da mística cristã. Apesar de cada um ser responsável por sua própria autoestima, podemos ajudar muito na formação da autoimagem das pessoas que convivem conosco. E quando trabalhamos para aumentar a autoestima do outro, estamos também aumentando a nossa. Quando a pessoa recebe ajuda, sente-se amada. Quando dá ajuda, sente-se capaz de amar.

A mensagem da Igreja para as mães é sinal de benevolência e misericórdia do Deus de amor. O próprio Deus, numa passagem especial, mostra toda sua atenção ao amor de uma mãe, ao assumir que o Seu amor é como o de uma mãe que nunca esquece dos seus filhos (Is, 49,14-15). A Igreja é chamada a acolher, acompanhar e valorizar essas mulheres criadas por Deus.

“Viva a mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida! Viva a Virgem Imaculada a Senhora Aparecida!”. Quantas vezes, cada dia, esse canto se eleva aos céus, em grandes Igrejas, em pequenas grutas ou em humildes casas de nosso povo. Na simplicidade de suas palavras, é uma saudação de confiança na mãe de Deus. Estamos celebrando, no Brasil, o Ano Mariano por ocasião do jubileu dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Que a Virgem mãe de Deus e nossa cubra com seu manto todas as mães. E que elas sejam sempre agraciadas com a ternura divina.

Irmã Veneranda da Silva Alencar
Irmãs Missionárias de Santa Teresinha (IMST)
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Este texto foi publicado na oitava edição da Revista Pastoral da Criança.