Fotos: Acervo da Pastoral da Criança
5 de dezembro reúne datas muito importantes para quem quer ajudar a construir um mundo melhor: o Dia da Pastoral da Criança e o Dia do Voluntariado, estipulado pela Organização das Nações Unidas com o intuito de incentivar e valorizar o serviço voluntário - força que move a instituição criada em 1983, pela Dra. Zilda Arns Neumann.
Para celebrar essa data tão simbólica, conversamos com a Irmã Veneranda da Silva Alencar, coordenadora nacional da Pastoral da Criança.
O que move as pessoas a serem voluntárias?
Programa de rádio Viva a Vida
Voluntariado
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Norte
A solidariedade, doar aos outros os próprios conhecimentos, talentos e o próprio tempo é uma das maiores satisfações que podemos ter na vida. Quando você doa algo para os outros, sem querer nada em troca, aquilo que você recebe é muito mais do que aquilo que você doa.
Que benefícios este tipo de atividade gera no voluntário?
A maioria dos voluntários relata que sentem uma alegria imensa quando ajudam os outros, todos se beneficiam, o voluntário, a instituição e principalmente a pessoa que é atendida. O serviço voluntário pode contribuir para a cidadania e a participação social das pessoas e também, ajuda na realização pessoal e muitas vezes profissional.
Qual é a importância dos voluntários para a Pastoral da Criança?
Os voluntários são a base da Pastoral da Criança, são eles que realizam o trabalho fantástico em todo o Brasil e no exterior, voluntariamente. São pessoas amadas e escolhidas por Deus, que aceitam a missão de levar vida e esperança a todos, com prioridade aos irmãos mais empobrecidos de nossas comunidades.
O que motiva uma pessoa a ser voluntária da Pastoral da Criança?
Irmã Veneranda Alencar - Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança
O objetivo principal dos voluntários da Pastoral da Criança é transformar o anúncio de Jesus Cristo em ação concreta, para que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância. A fé em Cristo é a força motora da Pastoral e é capaz de aquecer o coração de todos. Na Pastoral da Criança, o voluntário tem uma missão a cumprir, ele desenvolve o seu trabalho gratuitamente, para que o mundo seja melhor a partir das crianças. Na Pastoral da Criança todos podem ser voluntários o que conta é a motivação, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil. Lembrando que é sempre uma via de mão dupla, o voluntário doa e recebe.
A Pastoral da Criança completa nesse próximo ano, 35 anos de missão, que mensagem a senhora gostaria de dedicar a todos os líderes e demais voluntários da Pastoral da Criança, que independentemente da idade se dedicam às crianças, gestantes e famílias que acompanham em suas comunidades?
5 de dezembro, dia da Pastoral da Criança e do Voluntariado. Quero agradecer todos os voluntários da Pastoral da Criança que são verdadeiramente extraordinários no seu ser, no seu agir, no doar o seu tempo e as suas capacidades. Faço um apelo a todos que tem disponibilidade de tempo e tanta vontade de fazer o bem, para que se juntem a nós nesta corrente do bem que tanto ajudou e continua ajudando, para que as pessoas conquiste mais cidadania e tenham os seus direitos respeitados e com isso, possam resgatar a autoconfiança, a alegria, a automotivação e também o seu amor próprio e, principalmente, para que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância. Parabéns a todos os líderes da Pastoral da Criança.
Leia a entrevista na íntegra: 1366 - Entrevista com Irmã Veneranda da Silva Alencar - Dia da Pastoral da Criança / Dia Internacional do Voluntário (.PDF)