Líderes da Pastoral da Criança em comunidade no Rio Grande do Norte
Cuidar da Primeira Infância: um Chamado para Toda a Sociedade em 2025
Começamos este novo ano com renovadas esperanças e desafios à nossa frente. Vivemos em tempos em que, em alguns setores da sociedade, as crianças são vistas como um fardo, mas é essencial lembrarmos que elas representam o futuro e a esperança de nosso povo. É na primeira infância que se constroem as bases do indivíduo. Todo cuidado importa, desde antes da gestação até a infância, passando pelos primeiros mil dias de vida.
Há mais de 40 anos, a Pastoral da Criança tem se dedicado a essa missão promovendo saúde, nutrição, educação e cidadania para centenas de milhares de crianças e suas famílias. Neste início de 2025, reafirmamos nosso compromisso de continuar trabalhando para transformar vidas e construir um futuro melhor para todos.
Visita domiciliar da Pastoral da Criança no Rio Grande do Norte
Aos Voluntários da Pastoral da Criança
2025 marca o início de mais um ciclo de dedicação e esforço conjunto. Vocês são o coração desta missão, e cada passo que damos depende do empenho e da paixão de cada um de vocês. Este é o momento de recomeçar com força total, atuando com firmeza e determinação na defesa das crianças, especialmente nos momentos em que elas mais precisam de nós.
Desafiem-se a ir além neste ano. Mobilizem mais pessoas para se tornarem voluntárias, ampliem nossa rede de cuidado e façam da defesa da infância uma prioridade ainda mais evidente em cada ação. Nossa missão não para, e cada gesto de vocês ajuda a construir um mundo onde todas as crianças sejam tratadas com dignidade e amor.
Que este ano seja de realizações, crescimento e união em torno da nossa causa. Juntos, faremos de 2025 um marco na vida de muitas crianças e famílias.
Maria Inês Monteiro de Freitas, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança.
ENTREVISTA COM: Maria Inês Monteiro de Freitas, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança.
Maria Inês, a senhora poderia dizer qual é a missão da Pastoral da Criança?
MARIA INÊS:
A missão da Pastoral da Criança é inspirada no Evangelho de João 10,10 que diz: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”, na qual a gente olha o cuidado com a vida, assim como Jesus fez. Onde Ele ia, tinha aqueles que necessitavam, Ele os acolhia e cuidava. E para que as nossas crianças possam ter vida em abundância é preciso que cuidemos delas. Cuidamos da parte da saúde para que tenham direitos à saúde, cuidemos da parte da educação, da alimentação saudável, para que realmente possam se tornar verdadeiros cidadãos; e para que possamos também criar espaços favoráveis ao seu desenvolvimento, para que possam ter esse desenvolvimento integral e sejam realmente adultos saudáveis no futuro. É irmos até onde estão os mais necessitados, olhar para aquela família, escutar, acolher, cuidar para que essa família possa ter dignidade.
Quem pode ser líder da Pastoral da Criança, Maria Inês?
MARIA INÊS:
Programa de rádio Viva a Vida 1737 - 06/01/2024 - Pastoral da Criança 2025
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Qualquer pessoa que deseje assumir esse compromisso em favor das crianças, que possa ser preparada para acompanhar as crianças em três ações básicas, que são a visita domiciliar, a celebração da vida e a reunião de reflexão e avaliação. Você que está nos ouvindo pode ser um líder, sinta-se chamado e acolhido pela missão da Pastoral da Criança. O líder vai acompanhar as famílias de sua comunidade, pois ele conhece toda aquela realidade. Então, ele visita essas famílias próximas, onde acompanha até 15 crianças e, nesse contexto, ele também tem que conhecer as suas redes de apoio, tanto as redes de apoio na Igreja, como também as redes de apoio no município.
E para quem deseja se tornar um líder da Pastoral da Criança, com quem deve entrar em contato, a quem procurar?
MARIA INÊS:
Você deve procurar, na sua comunidade, se tiver Pastoral da Criança, vai ter um coordenador de comunidade, com quem você pode conversar e ele pode articular a sua capacitação para você iniciar a missão. Caso você vá até a sua comunidade, a sua paróquia, e não tenha a Pastoral da Criança, você pode conversar com o pároco e articular para que a Pastoral da Criança seja reativada ou implantada.
E agora, a Maria Inês vai deixar um convite especial para você!
MARIA INÊS:
Se você se sentiu chamado, se você se sentiu tocado, venha fazer parte dessa grande família Pastoral da Criança. Te garanto que você não vai se arrepender e quem faz parte dessa grande família, com certeza, é muito feliz.
Leia a entrevista na íntegra
1737 - 06/01/2024 - Pastoral da Criança 2025
Dra. Zilda
“Na Pastoral da Criança, você é aquele anjo, ungido por Deus para a missão especial de garantir a vida e a dignidade das crianças em sua comunidade e no país”.
Papa Francisco
“Não nos esqueçamos: cada um de nós é chamado à santidade, à santidade de todos os dias, à santidade da vida cristã comum. Cada um de nós tem este chamado: vamos em frente nesta estrada. O Senhor não deixará de nos ajudar”.