![voluntariado 1261](/images/temas/diadapastoraldacrianca/voluntariado_1261.jpg)
Foto: Ariene Rodrigues
Diante de tantos problemas no mundo, os cidadãos são convidados a dar uma resposta concreta para ajudar a amenizar as situações emergenciais e gerar consciência crítica para as transformações sociais necessárias nas comunidades e países. A Pastoral da Criança é uma rede de solidariedade, composta por voluntários, que há mais de 30 anos vem ajudando a mudar para melhor a vida de milhares de crianças e gestantes brasileiras. Também marca presença em outros países, utilizando a mesma metodologia de trabalho, mas adaptada às realidades locais.
Comemorar o Dia da Pastoral da Criança, celebrado na mesma data do Dia Internacional do Voluntário, é reafirmar o desejo de continuar nessa missão de levar a Boa Nova a todos, através das ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania. É, sobretudo, compreender que cada um pode fazer a sua parte, na área em que sentir mais afinidade, para tornar o mundo melhor.
A seguir, Ir. Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, fala mais sobre esta força transformadora que move a instituição.
Qual é a importância do voluntariado para a Pastoral da Criança?
Programa de rádio Viva a Vida
1261 - Ano da Paz / Dia da Pastoral da Criança - 30/11/2015
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Sul
Norte
O voluntariado é a base do trabalho da Pastoral da Criança. São os voluntários que visitam as famílias e gestantes, e que atuam nas comunidades para levar mais vida, e vida em abundância, para todas as famílias.
Como os voluntários da Pastoral da Criança estão contribuindo para levar mais paz às famílias e às comunidades?
Além das orientações nas visitas domiciliares, os voluntários – líderes da Pastoral da Criança – fazem atividades específicas sobre esse tema no dia da Celebração da Vida, que é o dia em que a comunidade se reúne. Também distribuem um folheto, feito pela Pastoral da Criança, com os 10 mandamentos para a paz na família.
A senhora costuma dizer que a Pastoral da Criança “é uma casa construída sobre a rocha”. Por quê?
A Pastoral da Criança tem mais de 30 anos de atividades. Atividades missionárias e pastorais. Cada líder vive em sua comunidade, às vezes, muitas dificuldades, grandes desafios, tempos difíceis. Mas, tudo é vencido com a força da fé, com a perseverança e a união. Por isso que digo: “A Pastoral da Criança é edificada sobre a rocha”.
Leia também
Pastoral da Criança: uma imensa família unida por uma missão
Voluntariado, a força que transforma
De que maneira as pessoas podem colaborar nessa missão de fé e vida que é a Pastoral da Criança?
Há diversas maneiras. Todos são bem-vindos. Quem quer ser líder deve perguntar na paróquia sobre a Pastoral da Criança. E procurar conhecer para se integrar. Também pode ser uma pessoa de apoio, brinquedista ou brincador; pode ser um colaborador, um apoiador, um parceiro, fazendo uma doação. Em nosso site, há opções de como participar.
![vera](/images/temas/voluntariado/vera.jpg)
Ir. Vera Lúcia Altoé
Dentre os novos objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU), alguns deles estão diretamente ligados à Pastoral da Criança. O que a instituição está fazendo para afrontar esses desafios?
Os desafios são grandes. Mas, dentro dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, vemos que em alguns deles a Pastoral da Criança já vem trabalhando. Por exemplo: na erradicação da pobreza, no combate à fome, na promoção da saúde, na qualidade da educação, no saneamento básico e na construção da paz. Estamos muito próximos e lutamos juntos, seja em ações nossas ou em parcerias, para que as famílias das comunidades mais carentes do Brasil conquistem vida digna e paz.
O que mais a senhora gostaria de dizer sobre esse tema tão importante?
Que a Pastoral da Criança é uma aliada da família, da criança e da gestante. Está em sua comunidade para orientar, lutar por conquistas que tragam mais qualidade de vida para caminhar junto. Parabéns aos queridos líderes da Pastoral da Criança e a todos que apoiam essa Pastoral.
1261 - Entrevista com Irmã Vera - Ano da Paz/ Dia da Pastoral da Criança (.PDF)