1620 seguranca alimentar e nutricional

Freepik

De acordo com a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN (Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006), entende-se por “Segurança Alimentar e Nutricional” como a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Mesmo sendo um direito de todos, há muitos que estão tendo esse direito violado, e neste caso se encontram em situação de insegurança alimentar. Segundo dados do II Inquérito de Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da
Covid-19 realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, realizado neste ano de 2022, mais de 30 milhões de brasileiros passam fome.

ENTREVISTA COM: Caroline Dalabona, nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

1618 doacao de leite materno maria celestina bonzanini grazziotin

Thais Caroline Mendes de Souza, Enfermeira Especializada em Saúde da Família

O que é insegurança alimentar e nutricional?

O termo insegurança alimentar refere-se a falta de acesso, de disponibilidade de alimentos para a população. Isso, em termos de qualidade e quantidade adequadas para suprir as necessidades dos indivíduos. Então, quando isso ocorre, quando não se tem disponibilidade e acesso a alimentos, se diz que essa população está em insegurança alimentar.

Que consequências a insegurança alimentar traz para as crianças principalmente na primeira infância?

A gente está falando de alimentação e nutrição de crianças que estão iniciando a sua vida. A gente fala dos primeiros mil dias de vida. Então, são crianças que adoecem mais, que não conseguem ir para a escola ou têm dificuldades no aprendizado, menor rendimento escolar, têm problemas de saúde e problemas emocionais. Por quê? Porque elas estão sofrendo as consequências de uma subnutrição. O organismo dessa criança não está conseguindo atingir todo o seu potencial de crescimento e desenvolvimento devido a falta de alimentação necessária para isso. 

Por outro lado, enquanto lutamos contra a fome e a insegurança alimentar e nutricional, a obesidade infantil aumenta. Qual a relação da obesidade com a insegurança alimentar?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1620 - 10/10/2022 - Segurança Alimentar e Nutricional

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Tem muita relação e a gente está vendo que está aumentando o número de crianças com obesidade. Hoje, o que a gente observa é que há muitas famílias em insegurança alimentar, muitas vezes, elas não têm acesso aos alimentos e se têm acesso aos alimentos, são alimentos que não são saudáveis, são alimentos ultraprocessados que não fornecem a nutrição adequada para o crescimento dessas crianças. Por isso que elas se tornam em insegurança alimentar. E ao mesmo tempo são alimentos que são ricos em gorduras, em açúcares, que podem provocar o aumento do peso dessa criança.

Que maneiras bem práticas existem para que todos possam se alimentar de forma saudável, principalmente as pessoas sem dinheiro para comprar o alimento ou sem terra para cultivar o alimento?

A gente sabe que quem tem fome tem pressa. Então, tudo o que precisa acontecer, precisa ser com bastante urgência. E além das políticas públicas que precisam ser imediatas, a sociedade toda pode contribuir. É o que a gente chama na Pastoral da Criança de redes de apoio, que já acontecem em muitas comunidades acompanhadas pela Pastoral ou onde a Pastoral atua, que é quando localmente, o comércio, instituições, igrejas, indivíduos, associações se unem em prol dessas famílias que mais precisam. Também existem iniciativas como hortas caseiras, hortas comunitárias e mutirões de doações. Enfim, meios há, a gente precisa lutar em conjunto para o bem de todos.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1620 - 10/10/2022 - Segurança Alimentar e Nutricional (.PDF) 

 

22º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”.

Ao pensar na criação de um futuro mais justo e equilibrado para o planeta e seus habitantes, é essencial garantir que todas as pessoas tenham acesso à alimentação de qualidade. Por isso, acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável são um dos propósitos de conscientização da Pastoral da Criança.

 

Dra. Zilda

“Quanta violência hoje é gerada por falta do mínimo necessário às famílias! Com fé em Deus e confiança em nosso trabalho, conseguiremos fazer maravilhas em nossa comunidade, para que se torne mais justa e fraterna, a serviço da vida e da esperança”.

Papa Francisco

‘’A luta contra a fome exige a superação da lógica fria do mercado, concentrada avidamente no mero benefício económico e na redução dos alimentos a uma mercadoria entre muitas, e no reforço da lógica da solidariedade.’’