campanha a paz comeca em casa entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Ter uma alimentação saudável é essencial para a nossa saúde e quando se trata deste assunto, torna-se impossível não pensar em verduras, frutas e legumes. Considerando que, a fim de garantir o consumo adequado de fibras, vitaminas, minerais, outros nutrientes e compostos que contribuem para manter o organismo saudável, é preciso consumir diariamente estes alimentos.

Entretanto, o acesso a verduras, frutas e legumes de qualidade, nem sempre é fácil. O uso de agrotóxicos e o preço alto, muitas vezes, desestimula o consumo destes alimentos. Uma boa solução é investir em uma horta em casa. Mesmo em pequenos espaços é possível ter hortaliças e temperos que já ajudam a enriquecer a alimentação do dia a dia.

Saiba mais sobre como ter uma horta em casa na entrevista com o técnico em agropecuária, licenciado em ciências agrárias e grande colaborador da Pastoral da Criança na Diocese de Bonfim, Estado da Bahia, José Isanilton Araújo da Silva.

ENTREVISTA COM: José Isanilton Araújo da Silva, técnico em agropecuária, licenciado em ciências agrárias e grande colaborador da Pastoral da Criança na Diocese de Bonfim, Estado da Bahia.

campanha a paz comeca em casa maria das gracas

José Isanilton Araújo da Silva, técnico em agropecuária

Quais são as vantagens de cultivar uma horta em pequenos espaços?

Produzir hortas em casa traz uma série de benefícios. Primeiro, é com relação à segurança alimentar e nutricional. As hortaliças são plantas comestíveis bastante ricas em nutrientes que fazem bem à saúde das pessoas; em segundo, a família vai deixar de comprar verduras no mercado convencional que, muitas vezes, produz verduras usando produtos químicos que trazem uma série de problemas para a saúde das pessoas. Depois, tem a questão da renda. Quando a pessoa produz uma horta no seu quintal, na sua casa, vai deixar de comprar no mercado convencional, sobrando assim um pouco daquele valor que ia comprar no mercado, já vai sobrar para a família poder comprar outros produtos, outros alimentos. Além do que as pessoas podem comercializar o excedente na comunidade local. Então, tem esse benefício também que pode ser uma fonte de renda para as pessoas.

Como escolher os recipientes para que as plantas se desenvolvam bem?

Existem algumas hortaliças que têm raízes um pouco mais profundas. É o caso dos tubérculos e das plantas que popularmente a gente chama de plantas de raízes, de batatas. Nesses casos precisa ter no mínimo 30% de profundidade do canteiro. As outras hortaliças, as ervas, os temperos, num caqueiro com menos profundidade é possível produzir. No caso aí, com 20 centímetros ou até menos. Cada família usa para fazer esses canteiros aquilo que tem disponível na sua residência. É possível plantar em garrafas PET, em caixotes, fazer canteiros com tábuas, em bacias que não estão mais em uso, panelas que não estão mais em uso. Lembrando que todos esses recipientes devem ter furos para não acumular água, para evitar o problema dos mosquitos da dengue, enfim, uma série de outros mosquitos que venham trazer contaminação para as famílias.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1609 - 25/07/2022 - A importância de ter uma horta em casa

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Você poderia explicar o passo a passo para plantar uma verdura, uma hortaliça, um tempero? Como preparar o terreno e o recipiente para plantar?

Cada planta tem um comportamento. Existem algumas plantas, como a couve, entre outras que é preciso fazer uma sementeira e depois transplantar para o lugar definitivo. E têm outras plantas, que é o caso da salsinha, da alface, do coentro que já faz o plantio direto no lugar definitivo. A sementeira é um local, que a gente chama, às vezes, até de berçário onde você planta e depois de um período, você transplanta para um lugar definitivo e têm outras que você já planta num local definitivo. Nas embalagens de quem vende esses produtos já vem a orientação se aquela planta é de plantio direto ou indireto.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1609 - 25/07/2022 - A importância de ter uma horta em casa

 

22º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”.

Ao pensar na criação de um futuro mais justo e equilibrado para o planeta e seus habitantes, é essencial garantir que todas as pessoas tenham acesso à alimentação de qualidade. Por isso, acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável são um dos propósitos de conscientização da Pastoral da Criança.

Dra. Zilda

“Que Deus abençoe a cada um que se dedica a garantir a qualidade de vida para todos”.

Papa Francisco

“Os nossos estilos de vida e práticas diárias de consumo atingem a dinâmica global e ambiental, mas se aspiramos a uma mudança real, devemos exortar os produtores e consumidores a tomar decisões éticas e sustentáveis e sensibilizar as gerações mais jovens para a importante tarefa que têm de desempenhar para tornar um mundo sem fome uma realidade. Cada um de nós pode contribuir para esta nobre causa, a começar pela nossa vida quotidiana e pelos gestos mais simples.”