1663entrevistadia dos pais entrevista

 Acervo da Pastoral da Criança

A verdadeira história do Natal está descrita na Bíblia, no Evangelho de Mateus e de Lucas. De acordo com esses evangelistas, Jesus nasceu em Belém, em um estábulo. Um dos textos mais conhecidos sobre o Natal encontra-se em Lucas 2:1-14.

Mas é bom a gente se perguntar: Qual é o verdadeiro sentido do Natal? O verdadeiro significado do Natal é o amor de Deus por nós. S. João 3:16-17 diz: “Deus amou de tal maneira o mundo que lhe deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo… para que o mundo seja salvo por ele.”

Portanto, o verdadeiro significado do Natal é a celebração deste ato de amor incrível de Deus para conosco.

1663entrevistadia dos pais paulo cesar gomes

Maria de Fátima Cipriano, Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança do estado de Goiás.

ENTREVISTA COM: Maria de Fátima Cipriano, Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança do estado de Goiás.

Como a Sagrada Família de Nazaré pode ser exemplo ou modelo para as nossas famílias nos dias atribulados de hoje?

A Família de Nazaré é um modelo de união e de solidariedade para todos nós. Nos mostra claramente que o amor supera todo o egoísmo. Este modelo de família, que foi a Família de Nazaré, também é modelo para nós hoje. E a família nos pede hoje a união, nos pede fé, nos pede solidariedade, nos pede misericórdia.

No Natal celebra-se Deus que se fez homem, o Onipotente que se tornou menino. Quem é esse Menino?

Jesus se intitula como o Filho do Homem. A complexidade de dizer quem Ele é vai da fé de cada um. Jesus Menino é aquele que toca o nosso coração de forma diferente. Com o toque de criança, toca o nosso rosto como uma criança pedindo colo. Chora de braços abertos, querendo o nosso abraço. A fé nos mostra que nossos corações são manjedouras vivas para recebê-Lo sempre.

 

1663entrevistadia dos pais maria lúcia da silva

Padre João Elias, Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Porangatu, Diocese de Cristalândia, estado de Goiás.

ENTREVISTA COM: Padre João Elias, Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Porangatu, Diocese de Cristalândia, estado de Goiás.

Os Evangelhos dizem que não havia lugar para Jesus nascer naquele tempo. E hoje, há lugar para Ele nascer?

Antigamente, Jesus nasceu numa estrebaria, porque não havia lugar em Belém. Hoje, a questão é: Jesus pode nascer em cada um de nós. Mas nós estamos abrindo o nosso coração para que Ele possa nascer? Nós estamos de portas abertas, na nossa família, na nossa casa, deixando que Jesus nasça a cada momento, a cada instante? Jesus quer nascer, quer fazer morada, fazer presença na nossa vida, mas depende, então, de cada um de nós, abrirmos o nosso coração para deixar Jesus nascer na nossa vida, nascer em nossa família, na nossa sociedade. Então, há lugar sim para Jesus nascer. Ele bate e espera que cada um de nós abra a porta e O acolha de coração aberto.

O que representa Maria para a humanidade?

Nós sabemos que Maria tem um papel muito importante na história da salvação, que disse o seu “SIM” para a ação de Deus, para à vontade de Deus. Então, independente de religião, de credo, Nossa Senhora tem um papel muito importante, porque ela soube ouvir a voz de Deus, responder o chamado de Deus e acolher, por obra do Espírito Santo, o próprio Deus no meio de nós. Nós cremos que Deus se encarnou e Jesus, sendo Filho, também é Deus. Então, o papel de Nossa Senhora é nos ensinar a fazer a vontade de Deus, acolher a vontade de Deus e sermos missionários segundo a vontade e o desígnio de Deus

 

1663entrevistadia dos pais maria lúcia da silva

Nizete Rodrigues da Silva, da Arquidiocese de Goiânia, estado de Goiás.

ENTREVISTA COM: Nizete Rodrigues da Silva, da Arquidiocese de Goiânia, estado de Goiás.

Como podemos celebrar o Natal em um tempo tão difícil como agora?

Celebrar o Natal em tempos difíceis pode ser desafiador. Mas também pode ser uma oportunidade para a gente fortalecer os nossos laços familiares, demonstrar solidariedade e focar no verdadeiro significado do Natal, o nascimento de Jesus.

Sabemos que São José foi um pai determinante para Jesus. Poderia dizer uma palavra sobre a importância de São José para os pais de hoje?

São José, o que falar de São José? Ele é um exemplo de virtude, de cuidado e de proteção. O que mais um pai pode fazer para sua família? São José foi admirado por sua disposição em assumir a responsabilidade de cuidar de Jesus e da sua família. Os pais de hoje, podem extrair lições valiosas para cuidar de suas famílias com o exemplo de José. Todo o amor e carinho que São José demonstrou por Jesus, cuidando do seu bem-estar e fornecendo uma base segura para seu crescimento. Sigamos sim, o exemplo de São José. Cuidemos e zelemos por nossas famílias.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1683 - 25/12/2023 - Natal

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Neste ano, percorremos um caminho sinodal, que significa caminhar juntos como Povo de Deus. Como os frutos desse percurso, dessa caminhada, nos ajudam a celebrar o Natal?

No Natal, essa noção de comunidade pode ser fortalecida reunindo as pessoas para celebrar o nascimento de Jesus como uma comunidade unida em torno de valores comuns de amor, de esperança e de caridade. Resgatar o real sentido do Natal, fortalecer a espiritualidade, o amor verdadeiro de Jesus e não apenas esse comércio que fica envolvido no Natal, toda essa parte comercial. Devemos, sim, resgatar o real sentido do Natal.

 

Leia a entrevista na íntegra

1683 - 25/12/2023 - Natal  

 

1616º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”

No Natal, os líderes da Pastoral da Criança se unem ainda mais para rezar, celebrar a vida do Menino Jesus e a de nossas crianças, que são os verdadeiros tesouros de nossas comunidades. Feliz Natal para todos os líderes, voluntários e famílias acompanhadas.

 

Dra. Zilda

“O Natal é luz para nossos corações, não é comércio, nem presentes. É Jesus que vem para alegrar os nossos corações e nos tornar todos irmãos”. 

Papa Francisco

“A primeira coisa que o Natal nos chama a fazer é isto: dar glória a Deus, porque Ele é bom, é fiel, é misericordioso. Neste dia, desejo a todos que possam reconhecer o verdadeiro rosto de Deus, o Pai que nos deu Jesus. Desejo a todos que possam sentir que Deus está perto, possam estar na sua presença, amá-Lo, adorá-Lo."