Acervo da Pastoral da Criança
A verdadeira história do Natal está descrita na Bíblia, no Evangelho de Mateus e de Lucas. De acordo com esses evangelistas, Jesus nasceu em Belém, em um estábulo. Um dos textos mais conhecidos sobre o Natal encontra-se em Lucas 2:1-14.
Mas é bom a gente se perguntar: Qual é o verdadeiro sentido do Natal? O verdadeiro significado do Natal é o amor de Deus por nós. S. João 3:16-17 diz: “Deus amou de tal maneira o mundo que lhe deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo… para que o mundo seja salvo por ele.”
Portanto, o verdadeiro significado do Natal é a celebração deste ato de amor incrível de Deus para conosco.
Maria de Fátima Cipriano, Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança do estado de Goiás.
ENTREVISTA COM: Maria de Fátima Cipriano, Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança do estado de Goiás.
Como a Sagrada Família de Nazaré pode ser exemplo ou modelo para as nossas famílias nos dias atribulados de hoje?
A Família de Nazaré é um modelo de união e de solidariedade para todos nós. Nos mostra claramente que o amor supera todo o egoísmo. Este modelo de família, que foi a Família de Nazaré, também é modelo para nós hoje. E a família nos pede hoje a união, nos pede fé, nos pede solidariedade, nos pede misericórdia.
No Natal celebra-se Deus que se fez homem, o Onipotente que se tornou menino. Quem é esse Menino?
Jesus se intitula como o Filho do Homem. A complexidade de dizer quem Ele é vai da fé de cada um. Jesus Menino é aquele que toca o nosso coração de forma diferente. Com o toque de criança, toca o nosso rosto como uma criança pedindo colo. Chora de braços abertos, querendo o nosso abraço. A fé nos mostra que nossos corações são manjedouras vivas para recebê-Lo sempre.
Padre João Elias, Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Porangatu, Diocese de Cristalândia, estado de Goiás.
ENTREVISTA COM: Padre João Elias, Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Porangatu, Diocese de Cristalândia, estado de Goiás.
Os Evangelhos dizem que não havia lugar para Jesus nascer naquele tempo. E hoje, há lugar para Ele nascer?
Antigamente, Jesus nasceu numa estrebaria, porque não havia lugar em Belém. Hoje, a questão é: Jesus pode nascer em cada um de nós. Mas nós estamos abrindo o nosso coração para que Ele possa nascer? Nós estamos de portas abertas, na nossa família, na nossa casa, deixando que Jesus nasça a cada momento, a cada instante? Jesus quer nascer, quer fazer morada, fazer presença na nossa vida, mas depende, então, de cada um de nós, abrirmos o nosso coração para deixar Jesus nascer na nossa vida, nascer em nossa família, na nossa sociedade. Então, há lugar sim para Jesus nascer. Ele bate e espera que cada um de nós abra a porta e O acolha de coração aberto.
O que representa Maria para a humanidade?
Nós sabemos que Maria tem um papel muito importante na história da salvação, que disse o seu “SIM” para a ação de Deus, para à vontade de Deus. Então, independente de religião, de credo, Nossa Senhora tem um papel muito importante, porque ela soube ouvir a voz de Deus, responder o chamado de Deus e acolher, por obra do Espírito Santo, o próprio Deus no meio de nós. Nós cremos que Deus se encarnou e Jesus, sendo Filho, também é Deus. Então, o papel de Nossa Senhora é nos ensinar a fazer a vontade de Deus, acolher a vontade de Deus e sermos missionários segundo a vontade e o desígnio de Deus
Nizete Rodrigues da Silva, da Arquidiocese de Goiânia, estado de Goiás.
ENTREVISTA COM: Nizete Rodrigues da Silva, da Arquidiocese de Goiânia, estado de Goiás.
Como podemos celebrar o Natal em um tempo tão difícil como agora?
Celebrar o Natal em tempos difíceis pode ser desafiador. Mas também pode ser uma oportunidade para a gente fortalecer os nossos laços familiares, demonstrar solidariedade e focar no verdadeiro significado do Natal, o nascimento de Jesus.
Sabemos que São José foi um pai determinante para Jesus. Poderia dizer uma palavra sobre a importância de São José para os pais de hoje?
São José, o que falar de São José? Ele é um exemplo de virtude, de cuidado e de proteção. O que mais um pai pode fazer para sua família? São José foi admirado por sua disposição em assumir a responsabilidade de cuidar de Jesus e da sua família. Os pais de hoje, podem extrair lições valiosas para cuidar de suas famílias com o exemplo de José. Todo o amor e carinho que São José demonstrou por Jesus, cuidando do seu bem-estar e fornecendo uma base segura para seu crescimento. Sigamos sim, o exemplo de São José. Cuidemos e zelemos por nossas famílias.
Programa de rádio Viva a Vida 1683 - 25/12/2023 - Natal
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Neste ano, percorremos um caminho sinodal, que significa caminhar juntos como Povo de Deus. Como os frutos desse percurso, dessa caminhada, nos ajudam a celebrar o Natal?
No Natal, essa noção de comunidade pode ser fortalecida reunindo as pessoas para celebrar o nascimento de Jesus como uma comunidade unida em torno de valores comuns de amor, de esperança e de caridade. Resgatar o real sentido do Natal, fortalecer a espiritualidade, o amor verdadeiro de Jesus e não apenas esse comércio que fica envolvido no Natal, toda essa parte comercial. Devemos, sim, resgatar o real sentido do Natal.
Leia a entrevista na íntegra
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”
No Natal, os líderes da Pastoral da Criança se unem ainda mais para rezar, celebrar a vida do Menino Jesus e a de nossas crianças, que são os verdadeiros tesouros de nossas comunidades. Feliz Natal para todos os líderes, voluntários e famílias acompanhadas.
Dra. Zilda
“O Natal é luz para nossos corações, não é comércio, nem presentes. É Jesus que vem para alegrar os nossos corações e nos tornar todos irmãos”.
Papa Francisco
“A primeira coisa que o Natal nos chama a fazer é isto: dar glória a Deus, porque Ele é bom, é fiel, é misericordioso. Neste dia, desejo a todos que possam reconhecer o verdadeiro rosto de Deus, o Pai que nos deu Jesus. Desejo a todos que possam sentir que Deus está perto, possam estar na sua presença, amá-Lo, adorá-Lo."