Tema: Natal

1526-natal-entrevista

Foto: Egypt (D.A. Peterson/State Dept.)

O momento tão esperado chegou, é o Natal do Senhor! E são muitos os comentários de que o Natal deste ano será diferente. Realmente será, pois estamos diante de uma pandemia, ela nos impõe limites, nos obriga a deixar de fazer o que normalmente acontece no Natal, as comemorações, as festas, os encontros. Mas vamos refletir: o que podemos tirar desse momento que estamos vivendo? Não será a oportunidade de celebrar o Natal na sua essência, de recuperar o seu verdadeiro significado? O período do advento já nos oportunizou uma preparação mais centrada, de espera, onde nos reunimos para pedir graças e bênçãos, reforçando a unidade familiar em cada Igreja doméstica. Por isso, vamos celebrar a chegada do menino Jesus com alegria, paz, amor e felicidade, pois como diz Dom José Gislon, “mesmo diante das provações, Deus não abandona seu povo, porque os projetos do Senhor são de encorajamento, de salvação, de vida e de alegria. Alegria de ter encontrado o Senhor deve estar no coração e na vida de cada cristão, mesmo diante das tribulações, ele não deixa de elevar a Deus sua oração.” Saiba mais na entrevista com Dom Elio Rama, bispo da Diocese de Pinheiro, Maranhão, e Presidente da Pastoral da Criança.

A Novena de Natal deste ano convida as comunidades a contemplar a Palavra, pilar da Igreja, casa do povo de Deus. Como fortalecer a catequese em nossas casas?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1526 - Natal - 21/12/2020


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

        

A Novena do Natal nos convida a contemplar a Palavra de Deus. Através desta Palavra, queremos fazer chegar em todas as famílias, nas comunidades, no coração de cada um de nós, fazer com que a Palavra venha fortalecer a vida de cada um e de todos. Jesus, Ele continua a semear no coração de toda humanidade a Palavra que salva, a Palavra que liberta. Todos nós fomos chamados e convidados a nos reunirmos em família, em comunidade, em grupos de ruas, ou de lugares onde nós nos encontramos, para escutar a Palavra. Mas não somente escutar, mas também refletir esta Palavra, dar respostas concretas, partindo sempre daquilo que a Palavra nos irá interpelar neste tempo em que estamos vivendo. Tempo de pandemia, tempo em que as situações todas elas são incertas, mas a Palavra de Deus é aquela que irá nos orientar e caminharmos sempre na Sua luz.

Estamos passando por muitos momentos tristes de pandemia, mas vimos também que o espaço familiar e a Igreja doméstica ganharam relevância. Quais são as suas orientações para celebrar o Natal em família?

Nós estamos passando por momentos tristes de pandemia, mas ao mesmo tempo vimos que no espaço familiar e da Igreja doméstica, se ganhou um espaço que estava sendo esquecido por muitas pessoas. Certamente, somos convidados a dar mais importância e dar mais ênfase aos encontros familiares. A família, ela é depositária, sim, da graça de Deus. É o lugar onde esta Palavra de Deus possa ser lançada e, germinando, produzirá muitos e bons frutos.

Suzana-Aparecida-de-Souza-Alves

Dom Élio Rama

Normalmente, no Natal, temos as tradicionais confraternizações e festas. Neste ano, a maior preocupação será com a saúde. Que cuidados devemos ter?

No Natal, nós fazemos muitas confraternizações, muitas festas e muitas pessoas somente fazem isto. Este ano, talvez deveria estar no centro das nossas preocupações o bem-estar de cada ser humano, de cada pessoa, de cada família, para que, de fato, a saúde esteja em primeiro lugar para nós e também para outras pessoas. Devemos, sim, cuidarmos de nós mesmos e, fazendo isto, estamos também cuidando dos nossos irmãos e irmãs, das pessoas que estão ao nosso lado.

Deixe sua mensagem de Natal para todos os ouvintes do Programa Viva a Vida.

Eu desejo que, de fato, todos nós possamos abrir o nosso coração à Palavra de Deus e deixar que ela nos ilumine, que nos encha de paz interior, de sabedoria, de coragem, para levarmos esta mesma Palavra de consolação aos nossos irmãos e irmãs. Que esta Palavra desperte em cada um de nós o desejo de sermos solidários, misericordiosos, pacíficos, uns para com os outros. Desejo a todos vocês, um Feliz e Santo Natal!

Leia a entrevista na íntegra: 1526 - Natal - Fraternidade em família (.PDF) 

1010º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

A solidariedade e a caridade fazem parte da missão da Pastoral da Criança, que atua em 9 países além do Brasil, buscando levar vida em abundância para todas as crianças. Através da Campanha Pequenos Reis Magos, conseguimos alcançar famílias de outros países para que a missão que salva todos os dias crianças e famílias no Brasil, possa acontecer também no mundo todo.

Dra. Zilda

"É Jesus que vem no Natal e não o Papai Noel. É importante ensinar isso às crianças para que elas cresçam sabendo o verdadeiro sentido do Natal”.

Papa Francisco

“O Sinal Admirável do Presépio, muito amado pelo povo cristão, não cessa de suscitar maravilha e enlevo. Representar o acontecimento da natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o mistério da encarnação do Filho de Deus”.