Tema: Natal
Foto: freepik
O Natal é época que marca momento muito importante da nossa história: o nascimento de Jesus Cristo. Famílias, comunidades e amigos se reúnem para celebrar, trocar presentes e passar momentos importantes e felizes juntos, mas é necessário lembrar o motivo real do natal: a solidariedade e agradecimento por tudo aquilo que Jesus fez por nós. Temos que lembrar de dar graças por tudo o que temos e de repartir o pão com os nossos irmãos que mais precisam, não apenas nessa época do ano, mas o ano todo. Para falar sobre a magia do Natal, convidamos o Frei Adolfo Temer, Frade Franciscano do Estado do Piauí, e o Padre Angelo Carlesso, da Paróquia São Carlos Borromeu, em Curitiba.
Por que São Francisco fez o presépio?
São Francisco tirou a história escrita na Bíblia e colocou diante dos olhos. Ele pediu licença ao senhor de uma terra e, num dia muito frio de 25 de Dezembro, levou os irmãos dele e o povo da aldeia para dentro do mato, pediu a uma senhora que estava com uma criança bem pequena para fazer o papel de Maria, não era um teatro, apenas colocar em postos para que todos pudessem sentir o frio, o escuro, o menino Jesus como estava desprotegido, mostrar que ele não veio do céu para ter uma vida boa, ele se fez pobre como os mais pobres.
Programa de rádio Viva a Vida
1474 - 23/12/2019 - Natal
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
O senhor pode descrever um pouquinho dos personagens do presépio?
Não pode faltar a Nossa Senhora e devemos imaginar a aflição de uma mãe que acaba de dar a luz em circunstâncias tão dramáticas. São José, que achou uma casa onde pudesse acender uma vela e é um portador da luz. Os pastores eram, naquele tempo, profissionais desprezados, e foram exatamente eles que ouviram a mensagem dos anjos, e a estrela guiou os Reis Magos até a casa pobre.
Como interpretar o presépio em um mundo tão tecnológico?
Frei Adolfo Temme
O presépio não deve ser modernizado e nem higienizado. Ele tem que ficar com o cheiro que é dele, porque é para os pobres e animais. O presépio é um protesto, Deus amou a pobreza, escolheu este lugar para nascer, ele não quer outro lugar.
Qual é a sua mensagem de natal?
A mensagem de natal mais importante talvez seja essa: para nós nascermos de novo, voltarmos para a simplicidade, desfazermos de toda a fantasia e assumir novamente a pobreza do próprio Deus.
Leia a entrevista na íntegra: 1474 - Natal (.PDF)