O Natal chega de novo e a gente nem percebe, porque o sentido do Natal foi engolido pelo comércio. Correria. Agitação. compra de brinquedos caros que se quebram facilmente. comida pesada acaba fazendo mal para adultos e para a criançada. Para que tanta correria e preocupação com muitas coisas exteriores? Entretanto, nós só encontramos o sentido do Natal se for vivdo em família.
Somente Jesus Nosso Senhor pode dar sentido ao Natal, pois Ele é a razão da nossa vida e da vida da humanidade. É Jesus quem veio para reunir os filhos e filhas de Deus que estavam dispersos, separados pelo ódio ou intrigados pela inveja. É Jesus quem nos faz acreditar que é possível mudar a sociedade se deixarmos que Ele transforme o nosso egoísmo em amor e a vigança em perdão e reconciliação.
É Jesus quem nos pede amar uns aos outros, sabendo que ainda existe muita dor nos corações feridos. Há muita gente que sofre e a gente nem se dá conta. Traição, desprezo, abandono, distâncias. É Jesus quem nos ensina a superar nossos próprios erros para tentar ajudar a nós e aos outros, desarmados, deapegados do amor próprio, das vaidades e preconceitos.
É Jesus quem nos ensina a abominar a corrupção, a mentira, a falsidade, o apego ao dinheiro e a tanta vaidade. Ensine seus filhos desde criança. Se você deixar de orientar e acompanhar a vida de cada um deles, gente não bem intencionada vai fazê-lo. Não deixe seus filhos soltos por aí se iludindo com as mentiras sobre Papai-Noel, alimentando uma falsa alegria e uma vida artificial, baseada no consumismo.
Que a liderança da Pastoral da Criança oriente as gestantes e as mãos para acolher Jesus, ensinando aos seus filhos que a verdadeira alegria do Natal é a vida em família, unidos na fé, trazendo o pão de cada dia partilhado com amor e união.
Dom Aldo Di Cillo Pagotto
Arcebispo da Paraíba e Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança.