1735 entrevista natal e a mensagem para as criancas

Comunidade Mãe Rainha celebra o Natal em Maceió (AL)

O Natal é um momento que nos convida a cultivar a união e os valores familiares, sendo uma oportunidade única para transmitir às crianças o verdadeiro significado dessa celebração. Mais do que presentes, as crianças precisam de exemplos que reforcem o amor, a solidariedade e a importância de estar junto de quem se ama. Ao vivenciarem um Natal em família, cercado de afeto e simplicidade, elas aprendem que o mais valioso dessa época não se encontra nas vitrines, mas nos gestos de cuidado e no espírito de comunhão.

 

1735 entrevista 2 natal e a mensagem para as criancas

Presépio feito na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Cruzeiro do Sul (AC), em 2023.

Celebrarmos o nascimento de Jesus e todo o seu legado de fé e união. O desafio é resistir à pressão do consumismo, que muitas vezes transforma o Natal em uma busca por bens materiais. É importante ensinar às crianças que o valor de um presente está na intenção e no afeto que ele carrega, não em seu preço. Momentos como cantar juntos ou preparar uma refeição podem ser mais marcantes do que qualquer brinquedo sofisticado. Assim, elas crescem entendendo que o espírito natalino está em dar e receber amor, não coisas.

 

1735 entrevista 3 natal e a mensagem para as criancas

Comunidade N. Sra Auxiliadora, em Porto Velho (RO), celebrando o Natal em 2019.

Na Pastoral da Criança, convidamos a todos para que encontrem-se, rezem e conversem. Que realizem celebrações da vida especiais de Natal, com presépios, lanches, música e brincadeiras. Afinal, nas palavras de nossa coordenadora nacional Maria Inês, essa é uma festa muito apropriada para a Pastoral, pois celebramos o nascimento do menino Jesus, uma criança em meio às nossas crianças!

 

 

1735 entrevista 4 natal e a mensagem para as criancas

Bom Jesus de Piraporinha em Santo André (SP)..

Oração pela família no Natal

Senhor, diante de teu presépio
venho pedir por minha família.
Abençoa as pessoas que amo
onde quer que estejam.
Que dentro de nosso lar habite
a confiança de tua mãe, Maria,
o zelo de teu pai, José,
e a inocência de teu rosto de criança.
Afugenta de nossa casa as dores,
lágrimas e angústias causadas por
tantos Herodes que lutam para
matar nossos sonhos de paz.
Concede-nos a saúde do corpo e
da alma, para que possamos cantar
teus louvores a cada dia deste novo ano.
Que nossas portas estejam sempre
abertas para ti, nas visitas que nos fazes
em tantos rostos sofridos.
Dá-nos a alegria de tua presença em
nosso lar: o maior de todos os presentes possíveis.
Abençoa minha família neste Natal, Senhor.
Amém. 

 

(ENTREVISTA COM) Dom Frei Severino Clasen, Arcebispo de Maringá, Paraná e Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança.

Dom Frei Severino, seja bem-vindo!

Minha saudação de Feliz Natal a todas as queridas famílias da Pastoral da Criança em todo o Brasil. Dia de Alegria! O Menino nasceu! Vamos festejá-Lo!

Dom Frei Severino, como podemos tornar o Natal a festa do encontro?

Que as festas, as comemorações, os jantares, os almoços, as ceias sejam o símbolo da unidade das famílias e também dos amigos. O encontrar-se é estar de bem com as pessoas. E por isso a festa do encontro é a festa do encontro com o Menino Deus, é a festa do encontro com a família, com os amigos, é o encontro do sentido da vida mais profunda, mais digna e mais justa. 

Dom Frei Severino, que gestos concretos na comunidade, simbolizam o verdadeiro espírito do Natal?

Os gestos concretos na comunidade em vista da preparação do Natal, aliás, um dos primeiros gestos, é a preparação do Natal através da Novena do Natal, grupo de reflexão, um momento dos vizinhos se encontrarem juntos, rezarem, refletirem sobre a Palavra de Deus, refletirem também junto às crianças, aos filhos, o sentido do encontro, da pertença. São esses gestos, não são apenas simbólicos, eles são concretos, são reais, e devem acontecer na vida das famílias. Também porque não há troca de presentes. Esse é o sinal também do bem querer, mas não pode ficar só nos bens materiais. É preciso também preparar-se espiritualmente para entender que Jesus é o nosso maior amigo e é aquele que nos aponta o caminho da felicidade. É com Ele que nós devemos viver intensamente a nossa alegria natalina.

Dom Frei Severino, deixe sua mensagem de Natal para todos.

E a mensagem de Natal que eu gostaria de deixar para todas as famílias da Pastoral da Criança em todo o Brasil é que vivam intensamente nesse dia a festa do encontro. Encontrem-se, rezem, conversem, troquem boas palavras. Façam bons propósitos para o ano também viverem nesse vínculo com Jesus. Esse Menino que nasce traz muita paz e serenidade. Que neste Natal, todas as famílias possam fazer essa linda experiência do encontro, da paz, da harmonia e da felicidade. Por isso, eu desejo a todos um Feliz e Santo Natal. Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1735 - 23/12/2024 - Natal

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Leia a entrevista na íntegra

1735 - 23/12/2024 - Natal

 

Saiba mais

A opção por um outro Natal

Presépio de material reciclado

Jesus: o verdadeiro significado do Natal

 

Dra. Zilda

“Como é bom transmitir amor e alegria a todos, o mesmo amor que Jesus demonstra por cada um de nós”.

Papa Francisco

“O nascimento é sempre fonte de esperança, é vida que desabrocha, é promessa de futuro. E este Menino – Jesus – nasceu para nós: um nós sem fronteiras, sem privilégios nem exclusões.”