selo guia do lider1O pré-natal é a melhor maneira de evitar algumas doenças que podem ocorrer durante a gravidez. Como essas doenças podem não apresentar qualquer sinal ou sintoma, é importante a gestante se prevenir realizando o pré-natal. Algumas dessas doenças são:

Inchaço no corpo e pressão (tensão) alta

gestante inchaco doencas na gestacaoInchaço no corpo e pressão (tensão) alta

Se, logo pela manhã, a gestante sentir dor de cabeça ou inchaço nos pés, mãos e rosto, é preciso levá-la ao serviço de saúde com urgência. Pressão alta, perda de proteína pela urina e inchaço no corpo, são sinais de pré-eclâmpsia. Esse problema pode ser resolvido com mais atenção nas consultas de pré-natal, com repouso e remédios. Às vezes é preciso ficar internada.

Se a gestante não receber o tratamento adequado, isso pode piorar, causando convulsões. Nesta fase chamamos a doença de eclâmpsia, problema grave que traz risco de vida para a gestante e para o bebê.

Tétano neonatal

vacina antitetanica tres mesesTétano neonatal

O tétano neonatal (mal de sete dias) é uma infecção que ocorre pela contaminação do umbigo e que pode ser evitada pela vacina contra o tétano. Durante o pré-natal, a gestante deve ser orientada sobre essa vacina. Assim, além de se proteger contra essa doença, protege também a saúde de seu bebê.

As doses que a gestante vai receber dependem da situação vacinal em que ela se encontra, ou seja, se já tomou ou não alguma dose da vacina.

Saiba mais: Conheça as vacinas mais indicadas para as gestantes

Confira na Caderneta da Gestante o calendário de vacinação na gestação.

Sífilis

Sífilis

A sífilis é uma doença que passa através da relação sexual e é fácil de ser tratada. Mas quando não é tratada pode afetar gravemente a gestante e o bebê. No acompanhamento do pré-natal a gestante é orientada sobre o tratamento. Caso o médico, pelo exame de sangue, verifique que a gestante tem sífilis, ele deve tratar também o companheiro dela.

Toxoplasmose

Toxoplasmose

Também conhecida como “doença do gato”, a toxoplasmose pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gestação. Além de evitar o contato com fezes de gato, as gestantes devem realizar o pré-natal, quando se faz o exame para saber se ela já teve essa doença. Também é bom lavar bem vegetais e frutas e evitar comer carnes cruas ou mal cozidas.

Aids

Aids

A Aids é uma doença que ataca as defesas do corpo. Quando a doença é descoberta no início da gestação, é mais fácil fazer o tratamento e, assim, são grandes as chances de o bebê nascer sem o vírus causador da doença (HIV). Por isso, todas as gestantes devem realizar o exame para saber se têm o vírus HIV durante o pré-natal.

A mulher que tem o vírus HIV não deve amamentar, pois a doença pode contaminar seu bebê pelo leite materno. A orientação de como alimentar o bebê deve ser feita pelo profissional do serviço de saúde.

Diabetes

Diabetes

O diabetes acontece quando aumenta a quantidade de açúcar (glicose) no sangue. Os sinais mais comuns são:

  • Muita sede;
  • Aumento da quantidade de urina;
  • Cansaço, fraqueza e tonturas;
  • Visão embaçada, turva;
  • Aumento do apetite;
  • Perda de peso.

Na gravidez, podem ocorrer ainda duas situações relacionadas ao diabetes:

  • A mulher já tinha diabetes e engravidou;
  • O diabetes gestacional: aparece pela primeira vez na gravidez.

Nestes casos é preciso maior atenção no pré-natal. Cuidar da dieta e fazer exercícios físicos ajudam a estabilizar a doença, outras vezes, é preciso tomar remédio.

O controle do tratamento do diabetes é feito por meio de exames durante toda a gestação. Depois que o bebê nasce, é preciso realizar novos exames para ver como está a saúde da mãe.

A mãe que já teve diabetes gestacional tem maior risco de ter diabetes na próxima gestação ou no futuro. Por isso, ela deve procurar se alimentar de forma saudável a vida toda.

Estas orientações foram retiradas do Guia do Líder (.PDF)