Tema: Gestação
Foto: Acervo da Pastoral da Criança
Durante a gestação, a mulher precisa de apoio da família e da comunidade para poder ter uma gestação tranquila. A gestante e sua família precisam ter consciência de quais são os seus direitos e o que é necessário fazer para que a gestação ocorra da maneira mais saudável possível. É importante tomar ácido fólico, fazer o pré-natal, os exames necessários, ter uma alimentação balanceada, não perder peso e muitas outras informações que você, líder, pode passar para ela durante as visitas. Para conversar sobre isso, convidamos Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Por que o acompanhamento das gestantes, desde os primeiros meses da gestação, é uma das prioridades no trabalho da Pastoral da Criança?
Porque certas doenças já têm origem na gestação, por isso os cuidados durante a gravidez são cada vez mais importantes. Esses cuidados podem prevenir pressão alta, osteoporose, colesterol alto, obesidade, diabetes. Tudo isso inicia já na gestação.
Programa de rádio Viva a Vida
1482 - Acompanhamento na gestação - 17/02/2020
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
E quando o líder visita a gestante, que orientações ele leva para ela já no primeiro mês?
O líder orienta sobre os cuidados diários com a gestante, que ela deve realizar as consultas do pré-natal, fazer todos os exames recomendados pelo médico, não consumir bebida alcoólica ou qualquer tipo de droga etc. A orientação nutricional também é muito importante para manter uma gestação saudável e equilibrada. As futuras mamães também devem ficar atentas ao consumo do ácido fólico, que vai ajudar a prevenir malformações no cérebro e na medula espinhal do bebê. O líder fala também sobre os sinais de perigo, plano de emergência, dá informações sobre aleitamento materno, higiene bucal, direitos trabalhistas das mulheres e do companheiro, importância da vacina na gestação, importância do cartão da gestante que vai informar aos profissionais da saúde dados sobre a gravidez e muito mais.
Qual é a importância do pré-natal?
A realização do pré-natal tem um papel fundamental na prevenção e detecção precoce de doenças tanto maternas quanto fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo o risco para a gestante. A gestante e o seu companheiro têm muitas dúvidas durante este período e o pré-natal permite que o profissional de saúde oriente os dois para uma gestação mais tranquila.
Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança
A gestação traz dúvidas e angústias para as gestantes. O que os líderes orientam sobre isso?
O líder vai aprofundar esse tema e refletir junto com a gestante sobre as emoções sobre essa fase da vida, escutar as preocupações dela, os sentimentos, e isso vai trazer para ela mais tranquilidade e confiança.
Como o Aplicativo Visita Domiciliar ajuda no acompanhamento da gestante?
É uma ótima ferramenta para o líder, pois ele permite, entre outros benefícios, alertar sobre a falta de antibióticos, suplementos, vacinas e de profissionais disponíveis nas unidades de saúde, e esse acompanhamento ajuda a melhorar a qualidade de vida das crianças e gestantes.
Leia a entrevista na íntegra: 1482 - O acompanhamento do líder durante a gestação e o primeiro mês do bebê (.PDF)