Tema: Gestante 

1514-cuidados-com-doencas-na-gestacao

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

O pré-natal é a melhor maneira de prevenir e acompanhar algumas doenças que podem ocorrer durante a gestação e evitar que tragam consequências para a criança. Segundo o Ministério da Saúde, ‘’promover a maternidade segura é compromisso do Ministério da Saúde e de todos nós. Além de garantir o pré-natal e humanizar o atendimento, entre outras ações, é preciso dedicar atenção especial a uma pequena parcela de mulheres grávidas que são portadoras de doenças que podem se agravar durante a gestação ou que apresentarão problemas que podem ter sido desencadeados nesse período’’. As principais causas de morte materna são complicações de saúde devido a doenças pré-existentes, tais como doenças do coração, doenças sexualmente transmissíveis, pressão alta e diabetes. Outros riscos são as doenças que a mulher pode desenvolver durante a gestação, tais como: infecção urinária, anemia, diabetes gestacional, hipertensão gravídica; e as doenças que a gestante precisa tomar muito cuidado para não contrair, tais como: a toxoplasmose, a sífilis, a zika, a dengue, o coronavírus, a rubéola, entre outras. Durante a pandemia, algumas gestantes estão com dificuldades em realizar o pré-natal e todos devemos fazer esforço extra para reforçar a importância de iniciar o pré-natal assim que a gravidez é descoberta e garantir que tenham atendimento de qualidade e no tempo correto. As cartelas Laços de Amor sãouma grande ajuda para levar orientações para as gestantes de como se cuidar e criar uma ligação mais forte com o bebê.

Quais são as principais causas de morte materna?

As principais causas de morte materna são complicações de saúde devido a doenças pré-existentes, ou seja, doenças que a gestante já tem quando fica grávida; tais como cardiopatias, DSTs, pressão alta, diabetes. A morte materna pode ser causada também por doenças que a mulher pode adquirir durante a gestação, tais como: infecção urinária, anemia, diabetes gestacional, hipertensão gravídica; ou ainda por doenças que a gestante precisa tomar muito cuidado para não contrair, tais como: a toxoplasmose, a sífilis, a zika, a dengue, o coronavírus, a rubéola, entre outras.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1514 - Os cuidados com as doenças na gestação - 28/09/2020


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

         

Como prevenir a infecção urinária?

A infecção urinária pode atingir todo o sistema urinário, dos rins à bexiga. A mulher tem desconforto, dor e ardência ao fazer xixi. Ela também é perigosa e se não for tratada pode afetar o crescimento do bebê e provocar parto prematuro. Trata-se com antibiótico. Para prevenir é preciso ingerir muito líquido e não segurar muito a urina. Quando a mulher sentir qualquer desconforto ao urinar ou tiver febre, deve procurar imediatamente o serviço de saúde e nunca se automedicar.

Uma outra doença muito grave é a hipertensão gravídica. Como a gestante deve lidar com essa doença?

É verdade. A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. A pressão alta, que pode aparecer durante a gestação, é um sinal de alerta constante e um dos principais fatores de risco para a ocorrência da pré-eclâmpsia, que é a maior causa de morte materna. Geralmente, acontece a partir da vigésima semana.

Como prevenir ou cuidar de todas essas doenças que surgem na gestação?

regina-reinaldin-enfermeira-da-pastoral-da-crianca

 Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança 

O melhor caminho é um pré-natal bem feito e de qualidade. É durante o pré-natal que a gestante vai fazer exames e descobrir se tem ou não alguma dessas doenças. A orientação para a prevenção ou a descoberta precoce e o tratamento dessas doenças pode fazer toda a diferença na vida e na saúde da gestante e do bebê.

Como a Pastoral da Criança pode atuar para ajudar nesses casos?

O acompanhamento frequente permite ao líder, além de passar orientações importantes, saber da situação atual da gestante, se a família está passando alguma necessidade e também se ela está tendo dificuldades em fazer ao pré-natal.

Leia a entrevista na íntegra: 1514 - Os cuidados com as doenças na gestação (.PDF)

 

 

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

As vacinas são essenciais para o desenvolvimento e para a saúde de toda a comunidade. Quanto maior for o número de pessoas imunizadas, menor será o risco de transmissão. Desse modo, as vacinas ajudam a promover uma vida saudável e o bem-estar de todos, conforme o 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela ONU.

 

Dra. Zilda

“Líder, gostaria de dizer-lhe, de todo o coração, que você é a pessoa mais importante na construção da justiça, pois leva paz às nossas comunidades, a começar pela orientação das gestantes, pelo incentivo ao aleitamento materno, pelo Dia da Celebração da Vida, pela visita mensal às famílias e por tantas mensagens que faz a criança crescer como Deus quer, rumo à igualdade de condições, feliz e semente de paz"

Papa Francisco

“Nunca poderão substituir a verdadeira inclusão: a inclusão que dá o trabalho digno, livre, criativo, participativo e solidário”