Foto: Pixabay
Muitos estudos nos revelam que os sentidos do bebê começam a se desenvolver no útero. Em torno do primeiro mês, o tato é o primeiro sentido a se estabelecer, o bebê em desenvolvimento já é capaz de perceber o líquido amniótico nas regiões dos lábios e nariz. E, por volta da décima semana, quase toda a superfície da pele é sensível ao toque.
O segundo sentido a aparecer é a audição. A partir do terceiro mês de gestação o bebê já consegue ouvir sons, tais como a respiração e batimentos cardíacos da mãe, e sons externos, como as vozes, sons e músicas.
O paladar se desenvolve no terceiro trimestre de gravidez e logo o bebê começa a sentir os sabores por meio do líquido amniótico. O olfato se dá por volta da vigésima oitava semana e a visão é o último sentido a se desenvolver. Ao nascer, os bebês não enxergam bem e acabam vendo tudo um pouco embaçado, e demoram um pouco para começar a aprender características como rostos de pessoas próximas e o seio da mãe.
Acariciar, cantar e conversar são alguns gestos reconhecidos pela criança no útero. Como ele já é capaz de perceber estímulos externos que sua mãe recebe e seus sentimentos e emoções, se a gestação for desagradável e indesejada, o bebê pode entrar em angústia e sofrer danos no seu desenvolvimento físico e psicológico.
beO apoio e os estímulos da família também são fundamentais e contribuem para reduzir as chances de depressão pré natal e pós parto. O ambiente familiar precisa ser harmonioso, de amor e acolhimento, assim a mãe poderá estabelecer relação afetiva e amorosa com com seu bebê, que contribuirá para que ele nasça confiante e seguro. Bebês que são estimulados positivamente no útero, se tornam mais atentos, choram menos, dormem melhor e apresentam melhor aprendizado.
A gestante precisa ficar atenta e bem informada sobre sua saúde, não consumir substâncias nocivas ao bebê, tais como álcool e cigarro, realizar o pré natal de forma correta, praticar atividades físicas com indicação médica, tomar sol, e se alimentar de forma saudável, para proporcionar uma gestação adequada e um parto tranquilo e seguro.