Andre Borges Agencia BrasiliaFoto: André Borges/Agência Brasília

Zelar pela criança no período dos ‘primeiros mil dias’ é fundamental para um crescimento e desenvolvimento adequados.

Para se ter uma ideia, se a criança não tiver uma alimentação adequada poderá sofrer consequências na vida adulta, como baixa estatura e desenvolvimento comprometido. 

Pesquisas também apontam que esses adultos possuem menor escolaridade e pior condição socioeconômica. 

Confira dez dicas para os primeiros mil dias de vida: 

1- O pré-natal deve começar assim que a gravidez for descoberta. A Organização Mundial da Saúde indica que a mulher faça no mínimo seis consultas. No Brasil, isso é direito da gestante. E o pai tem o direito de acompanhar.

2- Gestantes também devem ter hábitos saudáveis: estimule-as a conversar com o médico sobre fazer exercícios físicos regularmente.

3- O uso de cigarro, álcool e outras drogas é proibido..

4- O parto normal deve ser a preferência das mães. Cesárea só em caso de real necessidade.

5- O leite materno deve ser o único alimento do bebê até os seis meses. Após este período, ele deverá ter uma alimentação complementar saudável, além de tomar o suplemento de ferro. A amamentação é recomendada até os dois anos ou mais.

6- Ter todas as vacinas em dia vai garantir um crescimento saudável para a criança.

7- Lembre-se: bebês devem sempre dormir de barriga para cima. Isso diminui em 70% a morte súbita dos pequenos.

8- É preciso acompanhar o crescimento e o peso das crianças periodicamente. Isso irá ajudar a saber se elas estão se desenvolvendo adequadamente e a detectar precocemente problemas de saúde.

9- Desde pequeno, é preciso cuidar da alimentação: comer alimentos saudáveis, equilibrados e variados, evitando gorduras e açúcares.

10- Brincar também significa aprender e é essencial para um desenvolvimento saudável. É preciso respeitar o tempo de recreação das crianças.

E o que são os primeiros mil dias? Clique aqui e saiba mais na reportagem do tema da semana.